Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Lenda do Boitatá inaugura novo projeto de contação de histórias do Memorial do RS

Dirigida ao público infantil, a atividade tem entrada franca

Publicação:

Contos do Sul
A lenda do Boitatá tem como destaque uma criatura folclórica conhecida por gerações no nosso estado - Foto: Divulgação - MRS
Por Ascom Memorial do RS | Edição: Silvia Martins | Ascom Sedac

O novo projeto de contação de histórias do Memorial do Rio Grande do Sul (MRS), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), propõe um passeio pelo imaginário cultural sul-rio-grandense a partir de março. A atividade, com entrada gratuita, é baseada em narrativas populares e tradicionais gaúchas, sendo recomendada para crianças a partir de seis anos, acompanhadas por responsáveis.

O primeiro encontro, marcado para o dia 23 de março, apresentará a lenda do Boitatá, uma criatura folclórica conhecida por várias gerações no estado. A história, de tradição oral indígena, foi registrada no conto "A Mboitatá" de Simões Lopes Neto em 1913, e adaptada pelo Núcleo de Educação para o Patrimônio do Memorial do RS.

As sessões ocorrerão às 11h e às 14h na Galeria Sul do Memorial, no 1° andar (Rua Sete de Setembro, 1020, no Centro Histórico de Porto Alegre).

"Os encontros contarão com teatralização e atividades educativas, proporcionando ludicidade e emoção, além de incentivar a leitura e o interesse pela cultura regional", adianta Diego Devincenzi, historiador do Memorial e coordenador do projeto "Contos do Sul".

 Serviço

Lenda do Boitatá

Data: 23/03
Horário: 
11h e 14h
Local: Galeria Sul do Memorial, 1° andar (Rua Sete de Setembro, 1020, no Centro Histórico de Porto Alegre)

 

 

Secretaria da Cultura