Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Cinemateca Paulo Amorim apresenta "Histórias Trans"

Publicação:

EU, UM OUTRO   foto O2 Play Filmes
Filme: Eu, um outro - Foto: Play Filmes
Por Ascom | Cinemateca Paulo Amorim

A Cinemateca Paulo Amorim, instituição da Secretaria da Cultura (Sedac), se integra à programação do Janeiro Lilás – Mês da Visibilidade Trans, promovida pela Sedac, e apresenta a mostra Histórias Trans entre os dias 27 de janeiro e 2 de fevereiro, sempre às 19h, na Sala Eduardo Hirtz. O programa reúne longas de ficção e documentários brasileiros, dando conta da imensa produção nacional relativa ao tema.

A mostra Histórias Trans faz parte do Festival Cinemateca Paulo Amorim, com patrocínio do Banrisul, Vero Cartões, Icatu Seguros e Rio Grande Seguros, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O Festival inclui outras mostras especiais e prevê o início da modernização das salas Paulo Amorim e Norberto Lubisco. 

Confira os filmes selecionados para a mostra:

EU, UM OUTRO - de Silvia Godinho (Ficção, 105min, 2021).
Sinopse: Luca, Thalles e Raul têm em comum o fato de terem nascido como mulheres biológicas, fizeram a transição de gênero e agora querem viver suas novas vidas. Luca decide ir atrás de Ana, seu primeiro amor, que ele não via desde que era uma menina. Raul é um estudante de filosofia que quer ser professor, enquanto Thalles trabalha como segurança e enfrenta burocracia e preconceito para registrar seu nome masculino.
Sessão: 27/01 (quinta-feira), às 19h.

INDIANARA - de Aude Chevalier-Beaumel e Marcelo Barbosa  (Documentário, 85min, 2020).
Sinopse: O filme mostra a trajetória da ativista transexual Indianara Siqueira, uma das idealizadoras da Casa Nem, abrigo para pessoas LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade, no Rio de Janeiro.
Sessão: 28/01 (sexta-feira), às 19h.


 MARIA LUIZA - de Marcelo Díaz (Documentário, 80 min, 2020).

Sinopse: O documentário conta a história de Maria Luiza da Silva, a primeira militar reconhecida como transexual das Forças Armadas Brasileiras, que serviu por 22 anos até ser aposentada por invalidez.
Sessão: 29/01 (sábado), às 19h.

FABIANA - de Brunna Laboissière (Documentário, 80min, 2020).
Sinopse: Fabiana é uma mulher trans que trabalha como caminhoneira pelas estradas brasileiras. Agora que chegou a hora da aposentadoria, ela lamenta ter que deixar sua rotina de viagens.
Sessão: 30/01 (domingo), às 19h.

MADALENA - de Madiano Marchetti (Ficção, 85min, 2021).
Sinopse: Luziane, Cristiano e Bianca vivem em uma cidade da área rural do Mato Grosso. Eles não se conhecem, mas são afetados pelo desaparecimento de Madalena, uma mulher trans cujo corpo é encontrado na periferia da cidade.
Sessão: 01/02 (terça-feira), às 19h, em sessão comentada com a participação de Gabriella Meindrad, secretária adjunta da Cultura.

ALICE JUNIOR   foto Olhar Distribuicao
Filme: Alice Junior - Foto: Divulgação - Olhar Distribuição

ALICE JUNIOR - de Gil Baroni (Ficção, 87min, 2019).
Sinopse: Alice é uma adolescente trans cheia de carisma que investe seu tempo fazendo vídeos para o Youtube. Quando o pai dela é transferido da capital para uma cidade do interior, Alice se depara com uma sociedade mais retrógrada do que estava acostumada.
Sessão: 02/02 (quarta-feira), às 19h.

Secretaria da Cultura