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Aberto cadastramento de profissionais e empresas para atuação em instituições atingidas por enchentes

Iniciativa visa organizar força-tarefa, mapeando soluções para recuperação de museus, bibliotecas e acervos do RS

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Por Carlos Hammes | Ascom Sedac

A Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) disponibiliza, a partir de hoje (14), formulários para cadastro de pessoas físicas e jurídicas interessadas em contribuir com a recuperação de museus, bibliotecas públicas municipais e acervos atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Além da limpeza e reorganização física das instituições, a força-tarefa coordenada pelo Sistema Estadual de Cultura (SEC) busca avaliar eventuais danos ao patrimônio arquitetônico e aos acervos culturais e históricos. O governo gaúcho também realiza levantamento sobre a situação dos empreendedores afetados pela tragédia, para mensurar perdas e mitigar danos a setores econômicos.

Por meio de formulários digitais, os interessados em participar das atividades poderão indicar áreas de especialização em que podem auxiliar, como trabalho técnico especializado, transporte ou obras civis. Desde o início da situação de emergência, a Sedac recebeu diversas manifestações de instituições, grupos de pesquisa, empresas e especialistas preocupados em contribuir com o planejamento e organização de ações emergenciais para a recuperação dos espaços.

O Departamento de Livro, Leitura e Literatura da Secretaria da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SEBP), está mapeando organizações e pessoas para atuarem na recuperação dos espaços de leitura e seus acervos. O cadastro permitirá direcionar voluntários para atuação em bibliotecas atingidas. O órgão já elaborou levantamento sobre a situação das instituições e coordena ações em parceria com o Sistema Nacional de Bibliotecas (SNBP), do Ministério da Cultura (MinC), para restabelecer o funcionamento desses espaços. O formulário deve ser acessado no link.

Na área do patrimônio histórico, a Sedac busca identificar empresas que possam atuar na restauração de bens arquitetônicos tombados e na restauração de acervos museológicos e outros bens móveis e integrados. O cadastro, segundo o Departamento de Memória e Patrimônio da pasta, vai permitir maior agilidade para acesso à mão de obra especializada para o processo de contratação de serviços de recuperação do patrimônio atingido pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Acesse aqui o formulário de cadastro de empresas para restauração de bens arquitetônicos tombados e aqui, para restauração de acervos museológicos e bens móveis e integrados. 

O Estado disponibiliza ainda um formulário para mensurar perdas dos empreendedores gaúchos. Empresas de todos os portes que foram afetadas pelas inundações podem responder ao questionário para que o governo possa mensurar o prejuízo e buscar recursos para mitigar impactos econômicos. A iniciativa é do Gabinete de Apoio ao Empreendedor, liderado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), com a participação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Secretaria da Fazenda (Sefaz). Esse formulário está disponível no link.

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