Secretaria de Estado da Cultura lança edital de Educação Patrimonial

foto secretaria
Secretária adjunta Carmen Langaro e a Presidente do Codic Joyce Reis.

A Secretaria da Cultura lançou nesta terça-feira (12) o edital de concurso “FAC Educação Patrimonial”, que selecionará projetos de Educação Patrimonial a serem desenvolvidos por prefeituras gaúchas. Assinaram o documento, na sede da Famurs, a secretária adjunta da Cultura, Carmen Langaro, e a presidente do Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura, Joyce Reis. As prefeituras receberão financiamento do Pró-cultura RS FAC – Fundo de Apoio à Cultura. O montante do valor é de R$ 1,5 milhão, sendo dez vagas de R$ 25 mil, 16 de R$ 50 mil e seis de R$ 75 mil – totalizando 32 municípios que serão contemplados. O objetivo é promover a educação patrimonial e engajar de forma sistemática a sociedade na preservação, reconhecimento e valorização do patrimônio cultural.

“Com o lançamento deste edital, se coloca em prática um plano concreto de ações e metas para potencializar a preservação no contexto de nossas comunidades e municípios e se ressalta o importante papel do patrimônio cultural aliado à economia criativa”, destaca Carmen Langaro. “Além de contribuir para a construção de uma trajetória de preservação livre de abandonos, incêndios, desabamentos e descaso com o patrimônio cultural”, completa a secretária adjunta.

Representantes do Codic durante o lançamento do edital.

A partir de quarta-feira (13) até 30/4, as inscrições estarão abertas no site www.procultura.rs.gov.br. A divulgação dos vencedores deve acontecer no Dia Estadual do Patrimônio Cultural, a ser implantado pelo Governo do Estado em agosto. Também para a mesma data estão previstas ações de promoção, divulgação e fruição do nosso Patrimônio Cultural.
O plano de educação patrimonial é desenvolvido em parceria com o Iphae (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado). Além da abertura do edital está em curso, ainda, o acordo de cooperação técnica entre a Sedac e a Secretaria de Habitação e Obras Públicas, prevendo vistoria anual e sistemática dos bens tombados estaduais e a contratação de serviços terceirizados para manutenção e conservação de prédios históricos estaduais ligados à Secretaria da Cultura. Prevê-se colocar em ação e disponibilizar aos municípios, o Programa Educação Patrimonial RS, com metodologia e assessoramento da Universidade de Passo Fundo (UPF) e possíveis parcerias com Famurs e UERGS.