RS Criativo promove residência para criação de projetos sociais
Iniciativa busca capacitar líderes de comunidades em vulnerabilidade social que fazem parte do RS Seguro Comunidade
Publicação:
O RS Criativo, programa da Secretaria da Cultura do Estado (Sedac), em parceria com o RS Seguro COMunidade, promove neste sábado (9/11) o primeiro encontro da iniciativa “Residência Criativa para Jovens Protagonistas Comunitários”. A ação tem como objetivo capacitar líderes dos Centros da Juventude do Rio Grande do Sul (RS), que residem em áreas de vulnerabilidade social, na criação de projetos sociais e culturais voltados para suas comunidades.
Serão realizados cursos, consultorias especializadas, mentorias e workshops colaborativos. A formação ocorre na Sala Sérgio Napp 2, localizada no 2° andar da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), das 9h às 16h, e as inscrições estão encerradas.
O curso é destinado a jovens com idade entre 17 e 24 anos, com perfil empreendedor e participantes das ações dos Centros da Juventude do RS, do Programa de Oportunidades e Direitos (POD) da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH). As aulas serão focadas em fortalecer a autonomia dos líderes comunitários como agentes sociocriativos, desenvolvendo o pensamento criativo para processos colaborativos. Ao longo das atividades, os participantes terão acesso a metodologias para fortalecer redes de colaboração e facilitar o desenvolvimento de ações.
A formação se dará por meio de seis encontros, que ocorrem nos dias 9 de novembro, 10 de novembro, 23 de novembro, 24 de novembro, 30 de novembro e 1° de dezembro. Ao todo, 23 jovens foram contemplados para participar, todos residentes nos territórios abrangidos pelo RS Seguro COMunidade.
Sobre o Programa de Oportunidades e Direitos
O POD é executado pela Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) e atende moradores, com idade entre 14 e 24 anos, de comunidades em vulnerabilidade social e com altos índices de violência. O programa promove cursos de formação e qualificação profissional, reforço escolar, além de atividades educacionais, culturais e de lazer. O atendimento é feito pelos Centros da Juventude, localizados em Porto Alegre nos bairros Cruzeiro, Lomba do Pinheiro, Restinga e Rubem Berta, e nas cidades de Alvorada e Viamão.
*Texto por Gabriel Maciel/Sob supervisão de Sara Goldschmidt