Ieavi e MACRS apresentam a exposição “MACRS fps - videoarte em evidência”
Publicação:

O Museu de Arte Contemporânea do RS (MACRS), em parceria com o Instituto Estadual de Artes Visuais (Ieavi), instituições da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), inaugura no dia 14 de setembro, às 18h, a exposição "MACRS fps - videoarte em evidência" na Fotogaleria Virgílio Calegari, no 7º andar da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ). A mostra, que tem a curadoria de Bruna Martin, reúne um conjunto diversificado de 13 obras audiovisuais do acervo do Museu, além de uma instalação impactante e duas fotografias digitais.
A exposição "MACRS fps - videoarte em evidência" está dividida em três eixos fundamentais: Sensorial, Sonoridade e Paisagem. Cada eixo oferece uma perspectiva única para os visitantes questionarem e explorarem o mundo apresentado diante deles, levantando questões como "O que você sente? O que ouve? O que vê?". A mostra busca revalorizar artistas, poéticas e potencialidades, explorando as complexas interseções entre tecnologia, expressão e significado. Entre os artistas presentes na exposição estão Eliane Chiron, Sandra Rey, Eny Schuch, Amélia Brandelli, Rochele Zandavalli, Luciana Magno, Veronika Veit, Lizângela Torres, Ana Norogrando, Dirnei Prates, Elaine Tedesco e Felippe Moraes.
Desde sua concepção em 2012, por meio do projeto "Idades Contemporâneas", o acervo de videoarte do MACRS tem crescido constantemente, contando atualmente com mais de 100 vídeos e a contribuição de renomados artistas como Dirnei Prates, Eliane Chiron e Elaine Tedesco. O projeto "Idades Contemporâneas" se desdobrou em três exposições coordenadas por Ana Zavadil, Marcelo Gobatto, Paulo Gomes e Paula Ramos, com o objetivo de adquirir obras de artistas que ainda não faziam parte da coleção do museu.
Graças a essa iniciativa e a outras campanhas, o acervo do MACRS triplicou, passando de 230 obras em 2011 para 766 em 2013. Isso levou à inauguração do núcleo de videoarte do museu. A exposição "MACRS fps" é uma síntese desse esforço em constante renovação, destacando a fluidez e a riqueza do cenário da videoarte contemporânea.
As obras presentes na exposição serão publicadas no repositório Tainacan, reforçando o compromisso da instituição em preservar e destacar o potencial criativo como um gerador de patrimônio digital. O Programa Acervo em Foco, que consiste em ações de aquisição, difusão, pesquisa, educação e acessibilidade, busca otimizar as atividades realizadas pelos núcleos do Museu, focando na produção intelectual das equipes e no acervo, a fim de cumprir a missão do museu de promover, pesquisar e incentivar o pensamento e a produção contemporânea em artes visuais.
Sobre a curadora
A curadora da exposição, Bruna Martin, é bacharela em Museologia pela UFRGS e mestranda pelo PPGMUSPA (UFRGS). Seus estudos estão voltados para as estratégias de difusão na contemporaneidade de patrimônios digitais e suas possibilidades de indexação. Ela já trabalhou como arte-educadora e catalogadora na Pinacoteca Aldo Locatelli e fez parte do Setor de Acervo do MACRS, realizando pesquisas extrínsecas sobre as obras de arte contemporânea do museu para a plataforma Tainacan. Atualmente, Bruna é coordenadora do Setor de Acervo Artístico da Fundação Vera Chaves Barcellos.
Serviço
Exposição MACRS fps: vídeoarte em evidência
Data: 14/09
Horário: 18h
Local: Fotogaleria Virgílio Calegari, 7º andar da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) - Rua dos Andradas, 736 - Centro Histórico - Porto Alegre
Visitação: até 12 de novembro, de terça-feira a domingo, das 10h às 19h