Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Casa de Cultura Mario Quintana realiza última ação do projeto Índice Remissivo

A atividade promove reflexões entre literatura e artes visuais

Publicação:

Manoela Cavalinho Espelho
Espelho - Foto: Manoela Cavalinho
Por Ascom | CCMQ Edição: Silvia Martins | Ascom Sedac

A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), realizará a última ação do projeto Índice Remissivo nos dias 9 e 16 de março, das 10h às 11h30, com uma oficina de escrita criativa ministrada pelo escritor Daniel Galera. Esta atividade encerra o projeto que vem sendo realizado na CCMQ desde julho de 2023, com curadoria de Galera e Taís Cardoso.

Os encontros serão conduzidos pelo escritor a partir da produção de Manoela Cavalinho, artista convidada da terceira edição do projeto. A exposição, localizada no Espaço Maria Lídia Magliani, no quinto andar da CCMQ, poderá ser visitada até o dia 31 de março.

Índice Remissivo tem como objetivo refletir sobre a colaboração entre as artes visuais e a criação literária, tanto ficcional quanto não ficcional. Consiste em uma instalação que combina uma exposição individual com uma estante de livros, onde o artista convidado compartilha com o público uma lista de livros importantes para sua formação, trajetória ou pesquisa atual. O projeto propõe o diálogo entre obras literárias e de arte, estimulando reflexões sobre a interseção entre os campos através de uma poética específica.

O projeto contou com obras de artistas como Camila Elis, Fercho Marquéz-Elul e Manoela Cavalinho. Índice Remissivo é financiado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura (LIC), com patrocínio direto do Banrisul, Patrocínio Ventos do Sul e apoio do Banco Topázio, DLL, Navegação Aliança, Tintas Renner, além da realização do Ministério da Cultura - Governo Federal.

Sobre a artista e o ministrante

Manoela Cavalinho é doutoranda em Artes Visuais na UERJ, mestre em Poéticas Visuais pelo Instituto de Artes/UFRGS e graduada e mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Seu trabalho aborda a memória pessoal, suas intersecções com a memória social e histórica, e inclui intervenções urbanas devido ao seu interesse por caminhar. Daniel Galera, por sua vez, é escritor e tradutor, com oito livros publicados, incluindo "O deus das avencas" (2021), "Barba ensopada de sangue" (2012, vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura) e "Mãos de Cavalo" (2006), todos pela editora Companhia das Letras.

Serviço

Oficina de escrita criativa com Daniel Galera  – projeto Índice Remissivo, terceira edição – Manoela Cavalinho 

Datas: 09/03 e 16/03 
Horário: 10h às 11h30 
Local: Centro de Desenvolvimento da Expressão (CDE)  - Casa de Cultura Mario Quintana | Rua dos Andradas, 736 - 5º andar
Vagas: 15 
Último dia das inscrições: 01/03  
Inscrição: via link na bio do Instagram @ccmarioquintana  

Secretaria da Cultura