Iecine abre inscrições para a Oficina de Roteiro

Card Oficina Marcela Bordin
O curso vai apresentar a linguagem narrativa das se?ries audiovisuais - Foto: Alexi Pelekanos
Por ASCOM | Iecine | Edição: Silvia Martins - Ascom Sedac

A Secretaria da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine), abre inscrições para a oficina de Roteiro, do projeto de capacitação profissional Revelando o Rio Grande.

Os encontros ocorrerão virtualmente pela plataforma Zoom, de 12/07 a 12/08, nas terças e sextas-feiras, das 19h às 22h.

A atividade será ministrada pela roteirista e diretora, Marcela Ilha Bordin. Interessados podem se matricular gratuitamente neste link

O curso vai apresentar a linguagem narrativa das se?ries audiovisuais, os diferentes ge?neros, estilos e escolas, além de realizar a pra?tica da escrita da obra seriada.

“As obras audiovisuais nascem da ideia escrita. O conhecimento da linguagem e da técnica da escrita cinematográfica busca oportunizar que criativos possam explorar a narrativa e o ato de contar histórias através de personagens e ambientes. A oficina significa também a oportunidade de novos postos de trabalho, pois com a expansão do Streaming a profissão do roteirista tem sido cada vez mais valorizada no Brasil”, observa Zeca Brito, diretor do Iecine.

Desenvolvimento dos personagens

Sinopses dos episo?dios

Arco drama?tico da se?rie

Ge?neros

Construc?a?o de temporadas

Apresentac?a?o de trechos de se?ries e reperto?rio de obras seriadas

Exerci?cio pra?tico de escrita de roteiro

Desenvolvimento de escaleta, argumento e cena

Desenvolvimento de sinopse dos episo?dios da obra seriada

Escrita do roteiro do primeiro episo?dio

Ministrante

Marcela é graduada em Jornalismo, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com mestrado em Letras (ênfase em Literaturas da Língua Inglesa), pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Desde 2014, Marcela atua como roteirista e diretora de cinema, tendo participado de dezenas de festivais, recebendo diversas premiações, como Carol (menção honrosa e Prêmio Júri Popular no XII Cinefest Gato Preto – Competição Nacional de Curtas, 2016); O Teto Sobre Nós (Prêmio de Melhor Curta Latino-Americano no 57º Festival Internacional de Cine Documental y Cortometraje de Bilbao – Zinebi, 2015; Prêmio Especial do Júri no 17º Festival de Cinema Luso Brasileiro de Santa Maria da Feira, 2015; Prêmio de Melhor Roteiro no 7º Festival de Cinema da Fronteira, 2015); e Princesa Morta do Jacuí (Grande Prêmio no Cine Esquema Novo 2018 – Mostra Competitiva, 2018; Pre?mio ACCIRS (Associac?a?o de Cri?ticos de Cinema do Rio Grande do Sul) de melhor curta- metragem gau?cho de 2018); entre outros.

Revelando o Rio Grande

O projeto Revelando o Rio Grande é uma realização da Sedac, por intermédio de convênio com o Ministério do Turismo, através da Secretaria Especial da Cultura do governo federal.