Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Caravanas Imersão RS Criativo chegam a Encantado levando capacitações e novas experiências para empreendedores locais

Publicação:

Imersão   Encantado
Os participantes terão a oportunidade de desenvolver e aprimorar seus negócios, a partir de uma trilha proposta - Foto: Divulgação - Sedac
Por Siane Leonhardt | Ascom RS Criativo Edição: Silvia Martins | Ascom Sedac

Com a proximidade do fim do ano, as Caravanas Imersão RS Criativo também se aproximam do final de seu trajeto. O projeto proposto pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do programa RS Criativo, chega ao município de Encantado. A Imersão RS Criativo vem proporcionando trocas, levando capacitações, novas reflexões e perspectivas sobre o empreendedorismo ao interior do Estado. O desafio dos participantes será criar e inovar, através das atividades propostas e do contexto no qual seus empreendimentos se inserem.

A imersão RS Criativo, no município de Encantado, ocorrerá no dia 09/12, das 13h30 às 17h30, no Centro Administrativo Municipal Adroaldo Conzatti - Auditório Brasil - Rua Monsenhor Scalabrini, 1047 - Centro.

Imersão RS Criativo

O projeto busca incentivar o desenvolvimento da visão empreendedora e potencializar novos empreendimentos criativos. A iniciativa faz parte do eixo Territórios Criativos, braço do RS Criativo, que busca estimular e colaborar para o crescimento dos municípios através do turismo local e desenvolvimento de planos de economia criativa, levando capacitações e conhecimento aos empreendedores criativos das 9 Regiões Funcionais do Estado. A programação, que iniciou em agosto, se estende até o final do ano e passará, ainda, por Caçapava do Sul.

O tema da Imersão RS Criativo será "Economia Criativa e Identidade - A Autenticidade em Desenvolvimento de Produtos". Ministrado por Tatiana Lashuk, este workshop busca compreender a situação atual dos empreendedores locais e oferecer caminhos e perspectivas para que estes desenvolvam ainda mais seus empreendimentos.

Construído como um projeto multidisciplinar, a Imersão RS Criativo envolverá profissionais das mais variadas áreas da economia criativa, de forma presencial e gratuita.

Os participantes terão a oportunidade de desenvolver e aprimorar seus negócios, a partir de uma trilha proposta. O propósito é incentivar o desenvolvimento da visão empreendedora dos participantes e potencializar possíveis novos empreendimentos em municípios ao redor do Estado.

Para Carolina Biberg, coordenadora do programa, “trata-se de um evento diferenciado, que se consolidará mostrando a importância da criatividade e inovação para potencializar o desenvolvimento local e, consequentemente, do estado do RS. A propriedade intelectual sempre será um diferencial em qualquer parte do mundo. A Imersão RS Criativo traz essa ideia, reunindo os empreendedores criativos dos mais variados setores para colocar em prática suas ideias e transformarem seus produtos e serviços”.

Sobre a ministrante

Tatiana Lashuk é designer de moda e têxtil com um pé na academia e outro no mercado. É também professora e consultora na área da moda, com foco em projeto e sustentabilidade. Atende a marcas do setor de confecção e calçadista no desenvolvimento de novos produtos e pesquisa de materiais. É doutora em Design de Superfície pela UFRGS, mestre em Design e Marketing Têxtil pela Universidade do Minho, Portugal e graduada em Moda e Estilo pela UCS, onde atualmente é professora.

RS Criativo

O RS Criativo é um programa da Sedac, viabilizado com recursos provenientes da Secretaria Especial da Cultura - órgão do Ministério do Turismo e aborda a economia criativa como instrumento de desenvolvimento socioeconômico do Estado, de maneira transversal e com a participação da sociedade civil. Atua através de cinco eixos: Observatório - Pesquisa e Informação, Mercado e Circulação, Territórios Criativos, Promoção e Investimento e Capacitação e Residência.

A atividade é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio da Secretaria Especial da Cultura (Órgão do Ministério do Turismo) e da  Prefeitura de Encantado, com apoio da FGTAS e Feevale.

Serviço

Data: 09/12

Horário: 13h30 às 17h30

Local:
Centro Administrativo Municipal Adroaldo Conzatti - Auditório Brasil
Rua Monsenhor Scalabrini, 1047 - Centro - Encantado - RS

Inscrições no link

Secretaria da Cultura