Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Sistema de Informações e Indicadores Culturais

O Sistema de Informações e Indicadores Culturais é uma ferramenta tecnológica destinada para monitoramento, com o objetivo de fornecer informações culturais claras, confiáveis e de ampla divulgação, atualizadas periódica e regularmente, para subsidiar o planejamento, o acompanhamento, a pesquisa, a tomada de decisão e a avaliação referentes às políticas públicas culturais.

O estado do Rio Grande do Sul e os municípios gaúchos, devem estabelecer uma arquitetura que compreenda uma base de dados comuns, com a possibilidade de cruzamento de dados. É função do Sistema de Informações e Indicadores Culturais, possibilitar a comunicação entre os diversos sistemas, ajudando a consolidar os planos, conferências e outras ações, programas e políticas setoriais no âmbito da área cultural.

O Sistema de Informações e Indicadores Culturais devem contribuir para consolidar metas setoriais e informações acerca das cadeias de saberes e fazeres culturais, como também de serviços e profissões da área por meio de cooperação entre os órgãos e entidades responsáveis pela gestão da cultura. E por fim deve consolidar informações e indicadores na forma de banco de dados que possam ser utilizados como mecanismos de promoção de formalização, em termos de políticas de trabalho e de previdência social

Secretaria da Cultura