Torres entra no roteiro de apresentações natalinas da Ospa com Fafá de Belém
Publicação:

Torres é o próximo destino da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) em seu roteiro de apresentações natalinas. Neste sábado (16), a cidade litorânea recebe às 20h30, na Praia da Guarita, um grande concerto ao ar livre, regido pelo maestro Evandro Matté e com participação da cantora Fafá de Belém. Com entrada franca, o espetáculo integra a programação do “Natal nas Alturas”, promovido pela Prefeitura de Torres.
Composições de Bernstein, Dvorák, Camrago-Guarnieri e Strauss estão no programa, além de uma seleção de música popular brasileira que ganhará forma na voz de Fafá, arranjada especialmente para este concerto por Alexandre Ostrovski Jr. A apresentação é parte da Série Interior da Ospa, patrocinada pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan).
A noite começa com a trilha do famoso musical “West Side Story”, conhecido como “Amor, Sublime Amor”, do compositor norte-americano Leonard Bernstein. Depois, a Ospa presta homenagem à música inspirada em dança, executando "Vozes da Primavera", valsa de Johann Strauss II, a “Dança Eslava nº 8” do checo Antonín Dvorák e a “Dança Brasileira n. 1” de Camargo Guarnieri.
Na segunda parte do evento, Fafá sobe ao palco para apresentar sucessos como “Nuvem de Lágrimas”, de Paulo Debétio e Paulinho Rezende, “Ave Maria” de Jaime Redondo e Vicente Paiva, “Canto ao filho que vai Nascer”, de Luiz Coronel e Marco Aurélio Vasconcellos, “Leontina Fala de Flores”, de Luiz Coronel e Raul Elwanger e “Coração do Agreste”, de Aldir Blanc e Moacyr Luz, entre outras músicas. Todos os arranjos são inéditos.
É diretor artístico e maestro da Ospa e da Orquestra Unisinos Anchieta, e diretor artístico do Festival Internacional SESC de Música, que acontece em Pelotas. Trompetista da Ospa desde 1990, é também coordenador cultural da UNISINOS. Esteve à frente de orquestras do Uruguai, Argentina, China, República Checa e Alemanha. É coordenador do projeto social Vida com Arte, que atende 250 crianças, proporcionando inclusão social através da música.
A Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre é um complexo musical-educativo que, desde 1950, realiza um trabalho de difusão da música orquestral e formação de plateias no Rio Grande do Sul. Vinculada à Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, mantém a orquestra, um coro sinfônico e uma escola de música.
A Ospa possui uma extensa agenda de concertos em todo o Estado, atingindo um público abrangente e diversificado. É a orquestra mais antiga do país em atividades ininterruptas. Os concertos da temporada 2017 são patrocinados, via Lei Federal de Incentivo à Cultura (LIC), por Corsan e Banrisul. Apoio: Ipiranga, Thyssenkrupp, Ventos do Sul e Audio Porto. A realização é de Ospa, Fundação Cultural Pablo Komlós e Sedactel.