Biblioteca Pública do Estado apresenta recitais de canto e piano em homenagem ao Dia Internacional da Mulher
São dois encontros, nos dias 13 e 27 de março, no Salão Mourisco da BPE
Publicação:

A Biblioteca Pública do Estado, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, convida o público para prestigiar dois eventos do projeto Recitais Mourisco, nos dias 13 e 27 de março, no Salão Mourisco da BPE, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.
No domingo 13 de março, às 16h30, as cantoras líricas Ágata Torronteguy e Raquel Flores, apresentarão um repertório de clássicos de Mozart, Puccini, Schubert e Verdi, entre outros.
A soprano leggero Raquel Flores já se apresentou em diversos lugares em Porto Alegre, como o Instituto de Artes da UFRGS, Casa da Música, Sociedade Italiana, entre outros, além de trabalhar com aulas de música. Em 2019, foi a grande vencedora do I Concurso Online de Canto Agenda Lírica, disputando com cantores de diversos países do mundo.
Ágata Torronteguy é uma mezzo-soprano, de apenas 10 anos. Ela já participou de diversos recitais de canto e piano, apresentando um repertório que vai de canções a trechos de óperas.
No dia 27 de março, às 16h, é a vez das sopranos Rosimari Oliveira e Yasmini Vargaz, acompanhadas do pianista Eduardo Knob, que irão apresentar o recital de canto e piano, intitulado Femme. O repertório é composto de obras compostas exclusivamente por mulheres de todos os tempos. A programação conta com músicas de Chiquinha Gonzaga, Maria Grever, Babi de Oliveira e outras compositoras de sucesso.
Para comparecer é necessário a apresentação do comprovante de vacinação, carteira de identidade e respeitar os protocolos de segurança e o uso de máscara. A Biblioteca Pública do Estado funciona de segunda a sexta, das 10h às 18h, sempre com entrada franca.
Integrantes
Recital do dia 13/03
Ágata Torronteguy é uma cantora mirim de apenas 10 anos. Aos 7 anos, começou seus estudos de piano com a professora Larissa Rigon Pedrini, com a qual continua seu aperfeiçoamento. É fluente em inglês, italiano e latim. Em 2021, começou a estudar canto com o barítono Carlos Rodriguez e integra a classe do professor atualmente. Neste mesmo ano, participou de diversos recitais de canto e piano, apresentando um repertório que vai de canções a trechos de óperas.
Raquel Flores é bacharela em música pela UFRGS e estuda violoncelo na Escola de Música da Ospa. Iniciou seus estudos de canto lírico quando foi selecionada para participar do coro sinfônico da OSPA. Atualmente canta em diversos lugares em Porto Alegre como Instituto de Artes da UFRGS, Casa da Música, Sociedade Italiana, entre outros, além de trabalhar com aulas de música e eventos particulares. Em 2019, foi a grande vencedora do I Concurso Online de Canto Agenda Lírica, disputando com cantores de diversos países do mundo.Participou ativamente de diversos festivais de música do Brasil como o grande Femusc, o Festival Sesc de Música de Pelotas, Festival Vale Vêneto, Festival de Goiânia e o Festival de Gramado, no qual este ano foi finalista no II Concurso Jovens Solistas.É membro estável da Companhia Lírica Vox Própolis e se especializou no repertório de soprano leggero, no qual exibe impressionante agilidade nas coloraturas, além de admirável precisão e facilidade nos superagudos.
Recital do dia 27/03
O pianista Eduardo Knob é natural de Porto Alegre. Eduardo Knob trabalha desde 2017 como pianista do Coro Sinfônico da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa). Graduou-se Bacharel em Música, em 2009, pela UFRGS. Foi convidado pela pianista Tali Morgulis (Israel/Ucrânia) a juntar-se ao seu studio, de 2011 a 2013, na Moores School of Music, parte da prestigiada University of Houston, no Texas. Nessa instituição, ministrou aulas de piano para alunos de graduação e obteve o título de Master of Music, com honras, na área de performance pianística. De lá para cá, tem produzido um volumoso trabalho como camerista e pianista colaborativo ao lado de músicos de destaque internacional. Atualmente, participa ativamente em atividades artísticas na área do Rio Grande do Sul e em festivais pelo Brasil. Sua sensibilidade e intensidade ao tocar faz com que frequentemente seja requisitado para tocar juntamente com orquestras como a Orquestra de Câmara da Ulbra, Theatro São Pedro, Unisinos, Ospa e UCS Orquestra.
A soprano Rosimari Oliveira, Pós Graduada em Performance Ópera pelo Conservatório Liceu de Barcelona/Es, é bacharel em Canto pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Tem se destacado na cena lírica em papéis como a personagem protagonista de Agathe na ópera Der Freischütz de Weber em Valladolid/Espanha. Fez turnê pelo RS com a ópera La Serva Padrona de Pergolesi, junto a orquestra SESI/Fundarte, totalizando 48 récitas. Cantou a ópera Carmen no personagem de Frasquita na PUC/RS. Em junho de 2012, fez Despina na òpera Così Fan Tutte, de W. Amadeus Mozart, em Porto Alegre, com a orquestra de Câmara do Theatro São Pedro/POA, sob regência de Antonio Carlos Borges Cunha, atuação que lhe rendeu convite do maestro Linus Lerner para atuar no Festival de Ópera de San Luis Potosí/ México. No Brasil atua como professora de Canto nas Faculdades EST/São Leopoldo, canto e técnica vocal do Curso Básico em Música da Fundação Municipal de Arte de Montenegro-RS/BR (FUNDARTE). Desde o ano de 2012 é preparadora vocal do coro da ADUFRGS em POA/RS.
A soprano Yasmini Vargaz é doutoranda em Ópera pela UNIRIO. Mestre em Ópera, Yasmini venceu o Concurso para Jovens Cantores Líricos de São Paulo e cantou papéis como Hanna (A Viúva Alegre), Condessa (Le Nozze di Figaro), D. Anna e D. Elvira (Don Giovanni) Aminta (L’olimpiade) e Mimi (La Bohéme) em grandes casas de espetáculo do Brasil, como o Teatro Municipal do RJ e a Sala Cecília Meireles. Foi professora de canto da UFRJ e estreou no Brasil as obras Les voyage de l’amour de Boismortier e a ópera Atys de Lully, com o Centre de Musique Baroque de Versailles, sob a regência de Benoit Dratwiki (FRA) e a ópera brasileira O Engenheiro de Tim Rescala, como Princesa Isabel no Theatro São Pedro, com a regência de Evandro Matté. Em 2021, foi indicada ao Prêmio Açorianos de Música como Melhor Intérprete e como Melhor Álbum pelo espetáculo Vientos de España.
Recitais Mourisco - Homenagem ao Dia Internacional da Mulher
Onde: Salão Mourisco da BPE (Rua Riachuelo, 1190, Centro Histórico de Porto Alegre/RS)
Quando: Dias 13/03, às 16h30, e 23/03, às 16h
Entrada Franca
Informações pelo telefone 51 32345045
* Necessário apresentar o comprovante vacinal, acompanhado de RG e cumprir todos os protocolos de segurança.