Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

MARGS homenageia o centenário de Xico Stockinger com grande exposição

Publicação:

"Stockinger 100 anos"
"Stockinger 100 anos" - Foto: Luiz Eduardo Achutti
Por CLÁUDIA ANTUNES/ ASCOM MARGS
Reunindo mais de 100 obras do acervo do museu e de coleções públicas e privadas, a mostra que homenageia Xico Stockinger abre amanhã (7) e ocupa as três galerias das Pinacotecas, abordando as diferentes fases do artista reconhecido como um dos mais importantes representantes da escultura no Brasil.
 
Em agosto, o MARGS inaugura outras quatro exposições: uma individual e outra coletiva em homenagem a Cláudio Martins Costa; uma individual que resgata a obra de Otacílio Camilo; e, por fim, a nova fase da coletiva “Acervo em Movimento” – que estreou a atual gestão. Com estas cinco novas exposições, lançadas ao longo de agosto, abre-se o ciclo expositivo do segundo semestre de 2019.
 
Em destaque, a tradição da escultura moderna gaúcha, o resgate histórico de um artista negro pouco presente e abordado pela história da arte e o prosseguimento de um projeto concebido para trazer a público as obras do acervo do museu.
 
Centenário de Stockinger
 
A programação de quarta-feira será aberta às 18h com uma extensa exposição em homenagem ao centenário de nascimento de Francisco Stockinger (1919-2009). Ocupando as três galerias das Pinacotecas, o espaço mais nobre do museu, “Stockinger 100 anos” reúne mais de 100 obras, procedentes do acervo do MARGS e de coleções públicas e privadas.
A seleção aborda as diferentes fases do artista que, com seus “Guerreiros”, “Gabirus”, esculturas em pedra e figuras femininas é reconhecido como um dos mais importantes representantes da escultura no Brasil, também aclamado, ainda em vida, como um dos mais consolidados referenciais da arte produzida no Rio Grande do Sul.
 
“Nos anos 1990, Stockinger recobrou as cargas de um comentário social mais explícito em sua produção artística. Sensibilizado pelas notícias da fome e miséria que teimavam a chegar do nordeste brasileiro, concebeu as figuras dos “Gabirus”, os seus seres nanicos, expressivos do drama humano que persiste a recair sobre as populações menos favorecidas. Como modo de denúncia, Stockinger procurava intencionalmente chocar com suas impactantes peças fundidas em bronze, que também já apontavam, uma vez mais, para a aproximação com algo do grotesco presente em sua produção”, lembra o diretor-curador do museu, Francisco Dalcol.
Margs - Pinacotecas
Margs - Pinacotecas
 A abertura da exposição se dá exatamente no dia de nascimento de Stockinger. Além do centenário de nascimento, o ano de 2019 também registra uma década de sua morte. A curadoria de “Stockinger 100 anos” é de Francisco Dalcol, diretor-curador do museu, e Fernanda Medeiros, curadora-assistente.
 
Acervo em Movimento
 
Também na quarta-feira tem abertura da segunda e nova fase de “Acervo em movimento – um experimento de curadoria compartilhada entre as equipes do MARGS”. Iniciada em março, a mostra coletiva se vale de uma estratégia de rotatividade de obras e do modelo de curadoria compartilhada, em que obras entram e saem de exibição segundo escolhas propostas pelas equipes do museu que, conjuntamente e em revezamento, exercitam um mesmo método de organização de uma mostra dedicada a exibir o acervo.
Depois de estrear nas Pinacotecas, “Acervo em movimento” passa a ocupar a Galeria Aldo Locatelli, a partir de agora em caráter permanente. A estratégia de rotatividade de obras prossegue, com entradas e substituições frequentes, com as quais se procura oferecer ao público uma exposição sempre viva e dinâmica, baseada em obras do acervo do museu.
A mostra reinaugura com obras de Leopoldo Gotuzzo, Jacinto Moraes, Waldeny Elias, Emiliano Di Cavalcanti, Lasar Segall, Pedro Weingärtner, Iole de Freitas, Leonilson, Ado Malagoli, Mira Schendel, Milton Kurtz e Heloisa Schneiders da Silva.
 
Secretaria da Cultura