Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Sedac e Cirandar promovem Sarau Literário na Biblioteca Romano Reif

Atividade gratuita acontece neste sábado (22), com participação de Maurício Alves e Lilian Rocha

Publicação:

Foto de Sarau Literário
Ação integra o projeto “Férias na Biblioteca Romano Reif” - Foto: Gilberto Flach

A Biblioteca Romano Reif, instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), receberá o Sarau Literário no próximo sábado (22/2), às 10h. Com participação do artista Maurício Alves e da escritora Lilian Rocha, a atividade integra o projeto “Férias na Biblioteca Romano Reif”, promovido pela Sedac, por meio do Instituto Estadual do Livro (IEL), e pela ONG Cirandar. 

O encontro terá a leitura de livros de Lilian Rocha, com condução de Maurício Alves. O público poderá participar das leituras, tanto com livros que levar de casa quanto de trechos que estarão à disposição durante a atividade. Lilian publicou seis livros autorais e participa de diversas agremiações literárias nacionais e internacionais. Já Maurício é artista brincante, educador social e mediador de leitura.

Programação de férias

O Sarau Literário é uma das atrações do projeto “Férias na Biblioteca Romano Reif”, que, de 5 de fevereiro a 29 de março, realiza uma ampla programação cultural voltada a promover a arte, a literatura e a educação e aberta aos públicos de todas as idades. Com o objetivo de formar leitores e ampliar o acesso da comunidade à cultura, a iniciativa oferece conexões com a literatura de forma lúdica e educativa.

Para o diretor do Departamento do Livro, Leitura e Literatura e do IEL, Silvio Bento, “o trabalho em conjunto com a ONG Cirandar vem contribuindo para a dinamização da Biblioteca Romano Reif, com uma programação cultural literária diversa que está ampliando as relações com a comunidade e, por consequência, a aproximação com os livros. A perspectiva é que a Biblioteca seja um espaço aglutinador de saberes e fazeres socioculturais”.

“A parceria entre a Sedac e o Cirandar tem sido fundamental para consolidar essa biblioteca tão especial para o IAPI. Já nas primeiras ações vemos os resultados que contribuirão para a formação de novos leitores e para o fortalecimento da cultura local”, afirmou a coordenadora institucional do Cirandar, Márcia Cavalcante.

Parceiro técnico do projeto, o Cirandar é uma organização sem fins lucrativos que tem como propósito promover a educação e a cultura por meio de projetos que envolvem as comunidades e as famílias. Com sua ação, busca garantir o acesso ao saber e à educação integral, fomentando a vivência cidadã e o fortalecimento das práticas sociais. 

Secretaria da Cultura