Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

OSPA celebra os 100 anos de “Rhapsody in Blue”, obra-prima de Gershwin

Orquestra interpreta música norte-americana com participação da pianista Anastasiya Evsina

Publicação:

Catherine Larsen Maguire rege a OSPA em 13 05 2023   crédito Vitória Proença, divulgação OSPA
Catherine Larsen-Maguire regendo a OSPA em maio de 2023 - Foto: Vitória Proença - Divulgação OSPA
Por Ascom | OSPA Edição: Silvia Martins | Ascom Sedac

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), comemora nesta sexta-feira (19) o centenário da obra "Rhapsody in Blue", de George Gershwin, com um concerto especial. O evento contará com a renomada pianista russa Anastasiya Evsina como solista e a regente Catherine Larsen-Maguire. Com início marcado para às 20h, na Sala Sinfônica da Casa da OSPA, o concerto terá transmissão ao vivo pelo canal da OSPA no YouTube. Os ingressos podem ser adquiridos pela plataforma Sympla, por valores entre R$ 10,00 e R$ 50,00. 

O repertório do espetáculo inclui ainda a abertura da opereta "Candide", de Leonard Bernstein, e a terceira sinfonia de Aaron Copland. Antes do concerto, às 19h, haverá uma palestra com o violoncelista da OSPA, Murilo Alves, sobre as músicas e seus compositores. O projeto Notas de Concerto acontece na Sala de Recitais. 

Segundo a regente Catherine Larsen-Maguire, o "Rhapsody in Blue" continua sendo inovador até hoje, cem anos depois de sua criação. As características de "alegria, energia e ritmo" presentes na obra são elementos essenciais em todo o concerto da OSPA, que apresenta no repertório três renomados compositores norte-americanos do século 20. A abertura da opereta "Candide", de Leonard Bernstein (1918-1990), inspirada no conto de Voltaire, é interpretada pela Orquestra, refletindo o bom humor do personagem-título, com suas melodias líricas e ousadas típicas de Nova York. 

Logo em seguida, a pianista Anastasiya Evsina sobe ao palco para interpretar o "Rhapsody in Blue" de George Gershwin, uma obra-prima que conecta a música clássica aos bares de jazz. Anastasiya destaca a dualidade de críticas que a obra recebe, sendo considerada por alguns músicos de jazz como não autêntica e por músicos clássicos como uma representação do jazz - embora muitos críticos acreditem que ela não seja executada corretamente. Para a pianista, Gershwin conseguiu fundir a expressividade do jazz com a estrutura da música clássica, exigindo sensibilidade ao jazz para interpretá-la adequadamente. 

Após o intervalo, a OSPA apresenta a terceira sinfonia de Aaron Copland (1900-1990), um dos principais compositores americanos. A sinfonia, considerada um "monumento americano" por Leonard Bernstein, traz em seu quarto movimento a famosa "Fanfare for the Common Man", que captura o espírito patriótico dos Estados Unidos no pós-guerra. Essa composição heroica é amplamente reconhecida e utilizada em diversos contextos, desde eventos esportivos até cerimônias oficiais. 

Anastasiya Evsina, pianista russa radicada no Brasil, e Catherine Larsen-Maguire, regente do Reino Unido/Alemanha, são artistas renomadas em seus respectivos campos. Evsina, com mestrados em piano solo e música de câmara, já se apresentou em diversos locais prestigiados ao redor do mundo e foi destacada em um documentário da TV Senado. Já a regente Catherine Larsen-Maguire, nascida em Manchester e radicada em Berlim, é uma renomada fagotista que se tornou uma regente muito procurada na Europa e na América Central e do Sul. Além de compositores canônicos, Catherine tem interesse em música contemporânea e já regeu estreias mundiais e nacionais de mais de uma centena de trabalhos. 

Serviço

"Rhapsody in Blue"

Data: 19/04, sexta-feira
Início do concerto: às 20h -  Palestra Notas de Concerto: às 19h, com Murilo Alves
Local: Casa da OSPA (Caff – Av. Borges de Medeiros, 1.501, Porto Alegre) 

Secretaria da Cultura