Obra do Museu de Arte Contemporânea do RS avança 20% em dois meses
Com investimento de R$ 3,2 milhões, imóvel no 4º Distrito de Porto Alegre será sede permanente da instituição, criada em 1992
Publicação:

As duas primeiras etapas da obra para instalação do Museu de Arte Contemporânea do RS (MACRS) na rua Comendador Azevedo, no 4º Distrito de Porto Alegre, já foram finalizadas, representando 20% do projeto final. A conclusão dessa fase foi marcada pela visita, na manhã desta quinta-feira (25), da secretária de Estado da Cultura (Sedac), Beatriz Araujo, e da secretária de Obras Públicas (SOP) em exercício, Zilá Breitenbach. Com investimento no valor total de R$ 3,2 milhões em recursos do Avançar na Cultura, programa executado pela Sedac, o Museu deve inaugurar sua sede permanente, batizada de MACRS 4D, em março de 2025, quando completa 33 anos de fundação.
A readequação do edifício está dividida em oito etapas e é o primeiro equipamento do Estado a ser instalado no quarto distrito. A secretária Beatriz Araujo comemorou o andamento do projeto que, segundo ela, foi viabilizado por meio da articulação do poder público e da sociedade civil. “Essa conquista é fruto da parceria que temos com a sociedade, a partir da Associação dos Amigos do MAC [AAMACRS], e com a Secretaria de Obras, e esse vai ser um museu-bairro, que vai trabalhar muito com a comunidade”, informou.
Os visitantes também terão acesso ao foyer, loja e galeria expositiva. De acordo com a diretora da instituição, Adriana Boff, “será um Museu com compromisso social e com a arte contemporânea, contando com espaço educativo para projetos sociais já iniciados pela Associação dos Amigos”. No local será instalado ainda um jardim de esculturas com obras do acervo, operação gastronômica e dois bondes históricos da Carris, doados pela Polícia Civil.
A secretária de Obras Públicas em exercício, Zilá Breitenbach, afirmou ser um momento importante, considerando o histórico de dificuldades do governo para realizar investimentos. “Não havia recursos para obras na área da cultura e hoje se resgata um sonho de mais de 30 anos”, ponderou, acrescentando que “sem esse piso, não se anda para frente”, fazendo alusão aos primeiros passos dados sobre o concreto polido instalado no local.
Além das secretárias Beatriz Araujo e Zilá Breitenbach, e da diretora do MACRS, Adriana Boff, estiveram presentes na vistoria da obra da nova sede do Museu a presidente da AAMACRS, Maria Fernanda Santin, e os diretores de Memória e Patrimônio da Sedac, Eduardo Hahn, e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae), Carlos Renato Savoldi. Também participaram da visita o subsecretário de Infraestrutura e Patrimônio Público da SOP, Giovane Wickert, e o diretor adjunto do Departamento de Projetos e Prédios Diversos da SOP, Johny Berti.
Sobre o espaço
A sede do MACRS vai ocupar a área aproximada de 2,3 mil m² do imóvel doado pelo governo do Estado em 2019. A área conta com 496 m² no térreo, 125 m² no pavimento superior e 1.760 m² de pátio externo. O projeto de reforma e readequação do espaço foi doado pela Associação de Amigos do MACRS, e o investimento foi autorizado pelo Executivo em dezembro de 2023. A previsão é de que a obra esteja concluída até outubro. Os trabalhos são executados pela Plano M Construtora. A fiscalização dos trabalhos é de responsabilidade da 1ª Coordenadoria Regional de Obras Públicas (Crop).
O 4º Distrito de Porto Alegre, onde o Museu será instalado, tem passado por revitalizações constantes, tornando-se uma região de atividades empreendedoras, culturais e de lazer para um público jovem, que se conecta com a arte e com os movimentos contemporâneos da sociedade.