Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Comissão Estadual retoma reuniões de organização dos Festejos Farroupilhas

Preparativos das festividades avançaram com encontro realizado nesta terça-feira (2/7)

Publicação:

A reunião ocorreu na sede do MTG, em Porto Alegre
A reunião ocorreu na sede do MTG, em Porto Alegre - Foto: Solange Brum | Ascom Sedac
Por Douglas Carvalho | Ascom Sedac

A Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas retomou, nessa terça-feira (2/7), os encontros visando à organização das festividades de 2024. Realizada na sede do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), em Porto Alegre, a reunião discutiu, entre outros temas, os preparativos para o lançamento dos Festejos e para o acendimento da Chama Crioula, ambos os eventos programados para o mês de agosto.

Presente no encontro, a secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araujo, afirmou que a Sedac está realizando movimentos para estimular a retomada de diversos setores culturais, entre eles o tradicionalismo. “Os Festejos deste ano serão fundamentais para fomentar e simbolizar a reconstrução do Rio Grande do Sul e o resgate da autoestima do gaúcho”, destacou. Ela informou que o governo do Estado está trabalhando na captação de patrocínios para os eventos e que já há projetos relacionados às festividades que estão com recursos aprovados via Lei de Incentivo à Cultura (LIC).

O encontro discutiu o lançamento dos Festejos e o acendimento da Chama Crioula, entre outros temas
O encontro discutiu o lançamento dos Festejos e o acendimento da Chama Crioula, entre outros temas - Foto: Solange Brum | Ascom Sedac
A secretária adjunta de Estado da Cultura, Gabriella Meindrad, está deixando o cargo, mas permanece como presidente da Comissão. Gabriella salientou que “ao longo dos últimos anos, a Sedac não tem medido esforços para apoiar a realização dos Festejos Farroupilhas. Saio da secretaria muito orgulhosa de tudo o que fizemos e que continuará sendo feito. Em 2024, as festividades reafirmarão a força e o espírito coletivo do povo gaúcho”. A Sedac, em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e o MTG, encaminhará aos municípios um formulário para preenchimento das programações locais dos Festejos.

A reunião trouxe avanços para os preparativos das festividades
A reunião trouxe avanços para os preparativos das festividades - Foto: Solange Brum | Ascom Sedac
Na reunião foram debatidas possibilidades de datas e de formatos para o lançamento dos Festejos – ficou definido que, na ocasião, serão homenageadas pessoas que atuaram nos trabalhos de resgate e de reconstrução relacionados às enchentes. A Comissão também debateu aspectos relacionados ao e-book virtual e impresso e ao acendimento da Chama Crioula, o qual ocorrerá em Alegrete, de 16 a 18 de agosto. Além disso, foram formados grupos de trabalho que darão andamento à organização do desfile temático e tradicional que acontece em 20 de setembro.

Secretaria da Cultura