Jovens participam de competição de poesia falada promovida pela Sedac
Seletiva de slam aconteceu na Casa de Cultura Mario Quintana
Publicação:
Em uma sala da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), um grupo de jovens se reuniu para transformar sua realidade em arte. Antes de cada um deles declamar suas verdades em forma de versos e rimas, a multiartista Mika – uma das juradas que avaliou as apresentações – bradava “A poesia nos renova!”. Em coro, os presentes respondiam “Slam CJ!”.
Nove participantes, com idades entre 16 e 24 anos, se apresentaram no encontro, ocorrido na Sala Sérgio Napp, na CCMQ. Em suas poesias, falaram sobre temas como a potência, os obstáculos e as demandas sociais dos jovens, dos negros e das mulheres que vivem em territórios vulnerabilizados e que enfrentam diversos processos de discriminação e exclusão.
Seis jovens classificaram-se para a final, que acontecerá no South Summit Brazil (mais detalhes ao final). São eles: Matheus Goulart Trindade (Teuzin) e Kelvin Bryan Santos da Silva (Du Black), do CJ Ruben Berta; Victor Martim Pires Terra (Relíquia) e Roberta e Silva Marques (Marques), do CJ Viamão; e Norton Matheus dos Santos Nunes (Du Santa) e Patrick Oliveira da Silva (Patrick), do CJ Cruzeiro.
A competição seguiu práticas adotadas em outras batalhas de slam. Por exemplo, antes de cada apresentação, todos os presentes batiam repetidamente com as mãos nas pernas, criando um clima de tensão e expectativa. Além disso, a plateia era incentivada a reagir a cada nota anunciada pelo júri: a pontuação máxima (dez) era respondida com um grito coletivo de “uou”, enquanto as notas abaixo desse valor recebiam um “credo”, também falado em coro.
Saiba mais
O vencedor da Poetry Slam receberá o prêmio de R$ 1.000,00. O projeto vai oportunizar também a formação continuada nessa modalidade de competição. As oficinas de formação previstas acontecerão a partir do mês de maio, nos seis CJs, e serão abertas a todos os jovens interessados, mesmo que não tenham participado da competição.
A final do evento será realizada no palco Music do South Summit Brazil, na sexta-feira (22), às 13h10. O evento é correalizado pelo governo do Rio Grande do Sul e acontece no Cais Mauá, em Porto Alegre, de 20 a 22 de março. Por meio de parceria da Sedac com a Central Única das Favelas (Cufa), o vencedor se apresentará no palco principal da Expo Favela Innovation, que acontece em setembro de 2024, em Porto Alegre.