Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Museu Histórico Farroupilha recebe moeda de ensaio da unidade monetária nacional da República Rio-Grandense

Entrega do Peso Riograndense é uma etapa da preservação e difusão da memória farrapa

Publicação:

Close-up de uma moeda antiga brasileira encapsulada e certificada pela Numismatic Guaranty Company (NGC). O rótulo diz:
“1835-Dated Brazil Brass
Fonrobert-8872 Piratini
Silvered
AU Details
Tooled
20907429-003”.
A moeda tem a inscrição “REPUBLICA RIOGRANDENSE” com uma balança, raios de sol e a data de 1835 em destaque. A peça está acondicionada em um estojo plástico sobre uma superfície de papelão.
Peça cunhada a partir de 1843 passa por processos finais de cadastramento e limpeza, para que possa ser exposta ao público - Foto: Divulgação Museu do Patrimônio
Por Gabriel Ortega/Ascom Sedac*

O Museu Histórico Farroupilha (MHF), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), recebeu oficialmente um ensaio de moeda Peso Riograndense, produzido durante a República Rio-grandense (1836-1845). A obra foi doada pelo pesquisador e colecionador Volnir Santos (Tche Voni) e se destaca pela alta qualidade de sua integridade e raridade.

A peça havia sido enviada para a Secretaria no mês de fevereiro, em comemoração aos 72 anos de aniversário do Museu. Agora, o modelo fabricado em cobre com banho em prata passa por processos finais de cadastramento e limpeza. Em breve, poderá ser visto pelo público em Piratini, onde fica o Museu. Informações sobre a moeda também estão disponíveis para consulta e para a realização de trabalhos acadêmicos sobre o período. 

Duas pessoas estão em pé na frente de um prédio histórico com fachada branca e janelas de madeira vermelha. À esquerda, um homem de óculos, vestindo suéter vermelho e jeans, sorri enquanto segura uma cápsula transparente com uma moeda antiga. À direita, uma mulher de cabelos longos e escuros, também de óculos, usa um casaco azul sobre uma blusa clara e segura a mesma cápsula com uma das mãos estendida. Ambos posam felizes para a foto.
Diretor de Memória e Patrimônio (DMP) da Sedac, Eduardo Hahn, e Luiza Rodrigues, diretora do MHF, juntos ao ensaio de moeda - Foto: Divulgação Museu do Patrimônio

O objeto chegou a passar pelo processo de autenticação da Numismatic Guaranty Company (NGC), um serviço internacional de classificação de moedas de terceiros, com sede nos Estados Unidos. A certificação da peça pode ser verificada on-line a partir deste link

A diretora do MHF, Luiza Rodrigues, destaca que “a entrega oficial dessa preciosidade histórica é uma adição imensurável para o acerto do Museu” e que “sua raridade é resultado do tratamento que outras peças similares receberam, tendo sido transformadas em botão gauchesco (acessório também conhecido como botão de guaiaca) ao longo do tempo.” A moeda foi integrada à Coleção Tche Voni, no Museu Histórico Farroupilha, que está crescendo cada vez mais em função das doações constantes de Volnir Júnior dos Santos.

*Sob supervisão de Sara Goldschmidt

Secretaria da Cultura