Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Escola de Música da Ospa seleciona novos estudantes para 2025

Com inscrições e aulas gratuitas, candidatos podem concorrer às vagas nas classes de instrumento e prática de coro

Publicação:

No canto superior esquerdo, várias jovens cantoras estão de pé, segurando pastas pretas abertas com partituras. No centro, há uma mistura de crianças e adolescentes, todas vestindo roupas formais, predominantemente brancas com detalhes pretos, como gravatas e laços. No canto direito, mais jovens continuam o grupo, algumas delas usando óculos, todas igualmente segurando suas partituras enquanto cantam. Ao fundo, as paredes têm um tom amadeirado claro.
Recital do Coro Jovem e do Coro Infantojuvenil da Escola da Ospa - Foto: Luiza Piffero/Ascom Ospa
Por LUIZA PIFFERO/ASCOM OSPA I EDIÇÃO: ASCOM SEDAC

Considerada uma porta de entrada para a música de concerto, a Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) dá início, na segunda-feira (7/10), à seleção de novos alunos para o primeiro semestre de 2025. Serão abertas 62 vagas gratuitas para aulas de instrumentos musicais e prática de coro. As inscrições iniciam ao meio-dia de segunda-feira e seguem até às 18h de sexta-feira (18/10), por meio de formulário que será disponibilizado na seção da escola do site da Ospa.  Nessa mesma página já é possível conferir o edital com todas as informações sobre a seleção. 

Na Escola da Ospa, os alunos têm a oportunidade de aprender com músicos que tocam na Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). Para o primeiro semestre de 2025 serão abertas vagas para doze instrumentos: clarinete, contrabaixo acústico, eufônio, fagote, flauta transversa, trombone, trompa, tuba, oboé, percussão, viola de arco e violino. Os interessados devem ter idade mínima de 8 anos completos na data de 10 de março de 2025 (início das atividades), conhecimento musical prévio e possuir o instrumento pertinente à vaga. Não há idade máxima para se inscrever.

Os coros da Escola de Música da Ospa também estão com vagas abertas para novos integrantes. Para a prática junto ao Coro Infantojuvenil, os candidatos devem ter de 8 a 12 anos, e para integrar o Coro Jovem, a idade é de 13 a 20 anos. As aulas acontecem sempre no turno da tarde. Há vagas para pessoas com deficiência e candidatos de baixa renda. 

Após as inscrições, os candidatos selecionados serão convidados a participar de audições. O semestre letivo terá início em 10 de março de 2025, com aulas no Palacinho (Av. Cristóvão Colombo, 300) e no Complexo Cultural Casa da Ospa (Av. Borges de Medeiros, 1.501), em Porto Alegre. Para todas as modalidades, o pré-requisito é estar matriculado no ensino regular ou ter concluído o ensino médio. 

Sobre a Escola de Música da Ospa

Fundada em 1972, a Escola de Música da Ospa – Conservatório Pablo Komlós cumpre função fundamental para o fomento cultural no Rio Grande do Sul. Promove educação musical gratuita, oferecendo oportunidade de formação profissional de músicos de orquestra. Grande parte dos instrumentistas que hoje integram a Ospa estudaram na instituição, bem como muitos músicos que atuam em outras orquestras ou nas diferentes áreas da música, no Brasil e no exterior. Hoje a escola é dirigida por Diego Grendene de Souza e atende em torno de 300 alunos no Palacinho. Todos os professores são instrumentistas da Ospa. A Escola é mantida pela Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Fospa), vinculada à Sedac. 

Escola de Música da Ospa – Vagas para o 1º semestre de 2025
Inscrições, matrículas e aulas gratuitas

Período de inscrições: De segunda-feira, 7 de outubro, às 12h, até sexta-feira, 18 de outubro, às 18h
Edital disponível em ospa.rs.gov.br/escola-de-musica
Ficha de inscrição: Forms Google (disponível a partir de 7/10)
Mais informações: Site ospa.rs.gov.br/escola-de-musica, e-mail escolademusica.ospa@gmail.com e telefone (51) 3228-6737

Lei de Incentivo à Cultura
Patrocínio da Temporada Artística: Banrisul Corretora de Seguros, Banrisul, John Deere, Gerdau e Bazk. 
Apoio da Temporada Artística: Panvel, Trento, Sponchiado, Cavaletti, Unimed, Triel-HT, Intercity e Imobi. 
Realização: Fundação Cultural Pablo Komlós, Fundação Ospa, Secretaria de Estado da Cultura, Ministério da Cultura, Governo Federal – União e Reconstrução.

Secretaria da Cultura