Instituições da Sedac são indicadas ao XIV Prêmio Açorianos de Artes Plásticas

Vencedores serão apresentados em 27 de outubro, em evento híbrido
Por ariel lopes | ascom sedac

Três instituições da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) foram indicadas no XIV Prêmio Açorianos de Artes Plásticas. A premiação, realizada pela Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre, destaca produções de 2020 que contribuíram para o fortalecimento do campo da cultura.

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) aparece nas categorias Destaque Instituição, Destaque Acervos (Acervo em Movimento) e Destaque Publicações | Impressa (Túlio Pinto | Momentum). Já o Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS) foi indicado nas categorias Destaque Instituição e Destaque Exposição Individual (Invasão Colonial "Yvy Opata" - A terra vai acabar | Xadalu). A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) está nas categorias Destaque Instituição, Destaque Acervos, Destaque Exposição Coletiva (Bienal Black Brazil Art | Patrícia Brito | CCMQ e outros) e Destaque Ações de Difusão e Inovação | Institucional.

A solenidade de entrega dos troféus acontecerá no dia 27 de outubro no pátio da Pinacoteca Ruben Berta, com público reduzido e transmissão pelas redes sociais da Coordenação de Artes Visuais.

“Recebemos com grata honra e entusiasmo as indicações ao Prêmio Açorianos de Artes Plásticas, por toda sua importância para a nossa área. Sobretudo, por conferir reconhecimento ao trabalho realizado em 2020, um ano absolutamente atípico e que trouxe muitos desafios, por conta do fechamento temporário do MARGS em razão da pandemia e também da reforma, com a consequente migração para o meio digital como modo de prosseguirmos em atuação e interface com nossos públicos. Além disso, as indicações ao MARGS nas categorias “Acervos”, “Publicações” e sobretudo “Instituição” são especialmente indicativas do reconhecimento ao trabalho extenso e continuado que estamos realizando ao longo desta gestão do Museu e da Secretaria de Estado da Cultura”, afirma o diretor-curador do MARGS, Francisco Dalcol.

Para o diretor da CCMQ, Diego Groisman, “essa indicação é um importante reconhecimento do trabalho que a atual gestão vem fazendo, a partir da abertura de novos espaços expositivos na Casa, fortalecendo cada vez mais nossa atuação no campo das artes visuais. Estamos muito felizes por fazer parte dessa lista, ao lado de instituições de grande relevância na cidade.”

“O Prêmio Açorianos completa 14 edições indicando o MARGS, o MACRS e a CCMQ como instituições de destaque reconhecidas pela comunidade cultural, através da mais tradicional premiação para as artes visuais no RS. Resultado dos investimentos da atual gestão da Sedac na manutenção do nosso patrimônio artístico e no desenvolvimento de políticas públicas, como editais, projetos expositivos e ações educativas, que incentivam a inovação, a criatividade e a diversidade, gerando novas ideias e soluções para atender às demandas do setor”, enfatiza o diretor do MACRS e do Instituto Estadual de Artes Visuais (IEAVi), André Venzon.

“Para a Sedac é uma honra receber a notícia de que três das suas instituições estão indicadas nas categorias do Prêmio Açorianos de Artes Plásticas. Isto mostra que o trabalho que estamos realizando, desde o início de nossa gestão, está no caminho certo. Em nome de todos servidores da Sedac, eu agradeço o reconhecimento e parabenizo a todos indicados ao prêmio este ano”, destaca a secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araujo.

Confira todos os indicados junto às instituições da Sedac:

Destaque Exposição Individual

Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul - MACRS
Museu de Arte do Rio Grande do Sul - MARGS
Pinacoteca Barão de Santo Ângelo - PBSA - UFRGS

Para saber mais sobre os indicados, acesse o site da Prefeitura de Porto Alegre.