Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

"À Luz da Memória" coloca em evidência patrimônios de quatro cidades gaúchas

Projeto conta com financiamento da Lei de Incentivo à Cultura (LIC)

Publicação:

WhatsApp Image 2023 03 16 at 14 11
O Memorial do RS, que é uma instituição da Sedac, integra a programação do projeto cultural - Foto: Solange Brum / Ascom Sedac

A partir desta semana, o projeto “À Luz da Memória: Patrimônio em Evidência” promoverá uma série de projeções mapeadas em prédios de quatro cidades gaúchas: Porto Alegre, Rio Grande, Pelotas e Bagé. O objetivo é promover a valorização de patrimônios do Estado, criando narrativas que se comuniquem de maneira lúdica e informativa com a herança cultural dessas comunidades. O projeto conta com o patrocínio da CEEE Grupo Equatorial, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC-RS).

Com uma abordagem que combina tecnologia e linguagem audiovisual, quatro edifícios emblemáticos serão iluminados por duas noites consecutivas com projeções em loop, acompanhadas de intérpretes de Libras. Cada projeção terá cerca de 10 minutos, sendo especialmente criada para aquela cidade, contando com a assinatura da Imersiva. As projeções começarão sempre ao entardecer.

Em Porto Alegre, o público poderá conferir a ativação no Memorial do Rio Grande do Sul, que é uma instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). A ação ocorrerá domingo (26) e segunda-feira (27) e vai celebrar o aniversário da cidade. À Luz da Memória segue para Rio Grande em maio, com projeções no prédio Nova Rheingantz (dias 19 e 20); Pelotas, no Theatro Sete de Abril (7 e 8 de julho) e a Antiga Estação Férrea de Bagé (15 e 16 de julho). Os prédios escolhidos para o projeto são tombados em nível estadual ou federal e facilmente acessíveis à população, permitindo que a atividade receba um grande público.

Cada cidade e seu respectivo prédio trazem uma temática - comunicação, trabalho, cultura e transporte - e conta com um roteiro original produzido com base em pesquisas históricas desenvolvidas pelos historiadores Darlan Marchi e Olívia Nery.

“Acreditamos que essa união entre tecnologia e o antigo por meio da experiência virtual contribui à fruição da obra concreta, atraindo públicos que de outra forma não se interessariam pelo tema preservação. A intervenção efêmera instiga a percepção do bem de forma diferente, transmitindo informações de maneira poética e lúdica a um público diverso”, afirma Simone Neutzling, proponente e uma das produtoras executivas do projeto.

"O Grupo Equatorial Energia tem, em seu DNA, a conexão com a cultura local de suas áreas de concessão através da proximidade e do fomento econômico, com foco no desenvolvimento social. Com o patrocínio, a CEEE Grupo Equatorial valoriza a importância da conservação do patrimônio histórico e cultural das cidades que atendemos, colaborando, assim, para o fortalecimento de nossa memória e cultura”, resume Fabrizio Bopp Panichi, executivo de Comunicação Externa, Marketing e Sustentabilidade da CEEE Grupo Equatorial.

Além da pesquisa histórica, ações de Educação Patrimonial serão desenvolvidas nos municípios, como a realização de oficinas nos prédios relacionados ao projeto, murais colaborativos e exposições, que serão divulgadas em breve. Para mais informações, acesse: https://www.instagram.com/arquipelagocultural/

Confira o calendário das projeções

Porto Alegre: 26 e 27 de março
Memorial do RS - Rua Sete de Setembro, 1020 - Centro Histórico

Rio Grande: 19 e 20 de maio
Nova Rheingantz - Av. Rheingantz, 203 - Parque Res. Coelho

Pelotas: 7 e 8 de julho
Theatro Sete de Abril - Praça Cel. Pedro Osório, 152 - Centro

Bagé: 15 e 16 de julho
Antiga Estação Férrea - R. Caetano Gonçalves - Centro

Secretaria da Cultura