Documentos registram participação de Quintana nos movimentos que antecederam criação da Sedac
Publicação:

O Conselho Estadual de Desenvolvimento Cultural (Codec), que viria a ser um dos embriões da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), foi criado em 21 de abril de 1987, durante o governo de Pedro Simon. Um ato da mesma data extinguia o Conselho Estadual de Cultura, que havia sido fundado em 1968.
Entre os dias 24 e 28 de abril de 1989, ocorreria o 1º Congresso Estadual de Cultura, quando foi proposta a criação da Secretaria de Estado da Cultura. Até então, as atividades culturais do Governo do Estado do Rio Grande do Sul foram geridas pelo Departamento de Cultura e pela Subsecretaria de Cultura (estruturas da Secretaria da Educação) e, por fim, pela Secretaria da Cultura, Desporto e Turismo.
Em 1990, houve finalmente a criação de uma secretaria exclusiva para o campo cultural, a partir dos debates ocorridos no Congresso mencionado.
Mario Quintana foi um dos integrantes do Codec, constituído em 1987. O Núcleo de Acervo e Memória da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) resgatou documentos que contam um pouco dessa página da história.
O arquivista da Sedac, Alexandre Veiga, responsável pelo Núcleo de Acervo e Memória, observa que, embora não tenha havido maior protagonismo do poeta, em função da idade, houve um empenho dos demais conselheiros em manter a participação de Mario Quintana. “Temos um cartão redigido à mão pelo poeta, informando que não pôde comparecer à reunião, sendo representado pelo diretor da CCMQ, Sergio Napp”, relata Alexandre.
Clique www.ccmq.com.br e leia a matéria completa.