MARGS reestreia exposição “Acervo em movimento”
Versão inédita destaca obras em fotografia e arte têxtil
Publicação:

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), reestreia, no próximo sábado (17), a exposição “Acervo em movimento”. A renovada e inédita seleção de obras do programa expositivo dedicado à exibição pública do acervo do Margs poderá ser conferida sempre de terça-feira a domingo, das 10h às 19h (último acesso 18h), com entrada gratuita. Depois de ser apresentada no primeiro andar expositivo do MARGS entre dezembro e o começo deste mês de junho, a exposição de longa duração agora retorna ao segundo andar do Museu.
Nesta reestreia, “Acervo em Movimento” tem como mote central estabelecer diálogos com outras mostras em exibição no local. São elas as duas exposições do fotógrafo francês Pierre Fatumbi Verger (1902-1996), apresentadas no primeiro andar entre junho e outubro de 2023 (com abertura prevista o próximo dia 21); e também a mostra que resgata a produção em tapeçaria da artista gaúcha Liciê Hunsche (1924 – 2017), em exibição no segundo andar até o mês de julho.
Assim, a nova versão de “Acervo em Movimento” tem por objetivo enfocar a fotografia — mais precisamente, o princípio fotográfico na produção artística — e a arte têxtil — mais especificamente, a tapeçaria (leia mais detalhes abaixo). No conjunto selecionado, são apresentadas mais de 50 obras do acervo, de mais de 40 artistas brasileiros e estrangeiros (confira abaixo a lista dos nomes), compondo um conjunto diverso em tapeçaria, objetos têxteis, batik, fotografia, vídeo, performance, fotoperformance, serigrafia, pintura e processos híbridos e multimeios.
“Acervo em Movimento”
É um programa expositivo concebido em 2019 para trazer a público o acervo do Margs, por meio de uma exposição de longa duração que se vale da estratégia de rotatividade das obras em exibição, mediante substituições frequentes. Assim, obras entram e saem da exposição com o objetivo de manter uma renovação constante do conjunto em exibição.
“Com a estratégia de rotatividade das obras expostas, as substituições geram recombinações que procuram propor novos diálogos e chaves de compreensão, oferecendo ao público uma exposição sempre viva e dinâmica, que aposta na experiência mais do que nos discursos, e na descoberta mais do que nas verdades. Com retorno ao 2o andar expositivo do MARGS, ‘Acervo em movimento’ reencontra agora seu tradicional espaço, mantendo-se como uma exposição de acervo de longa duração, porém com rotatividade de obras. E sempre com o mesmo compromisso e responsabilidade: implementar uma política de exibição permanente dedicada à apresentação pública do acervo do MARGS e suas novas aquisições”, explica Francisco Dalcol, diretor do museu.

Serviço
“Acervo em movimento”
Reestreia da exposição de longa duração com rotatividade de obras do acervo do
MARGS
Quando: a partir de sábado, 17/06
Onde: 2º andar do Margs (galeria João Fahrion e salas Pedro Weingärtner e Angelo Guido), na Praça da Alfândega, s/n°, Centro Histórico de Porto Alegre
Visitação: terça-feira a domingo, das 10h às 19h (último acesso 18h), com entrada gratuita. Visitas
mediadas para grupos e escolas podem ser agendadas pelo email educativo@margs.rs.gov.br
Texto: Ascom Margs
Edição: Ascom Sedac