Museu Julio de Castilhos realiza seminário de pesquisa e recebe Medalha do Mérito Museológico

Museu Julio de Castilhos   FOTO Roberta Amaral
Museu Julio de Castilhos. - Foto: Sedac

Está marcado para esta quinta-feira (23) o II Seminário de Pesquisadores do Museu Julio de Castilhos (MJC), que irá apresentar o andamento de pesquisas desenvolvidas a partir de documentos e peças do acervo da instituição. Durante o evento, o museu receberá a Medalha do Mérito Museológico, distinção outorgada pelo Conselho Federal de Museologia (Cofem). O evento, que é gratuito e aberto ao público, acontece entre 14h e 18h, no Salão Mourisco, da Biblioteca Pública do Estado (Rua Riachuelo, 1190 – Centro Histórico/Porto Alegre).
Salão Mourisco, da Biblioteca Pública do Estado.

Durante a tarde, serão detalhadas cinco pesquisas de diferentes universidades em progresso no MJC. A parceria com as instituições de ensino amplia a capacidade de imersão no rico acervo histórico arquivado no primeiro museu do Rio Grande do Sul. “É também como museu mais antigo do estado que fomos condecorados com a medalha e o diploma do Conselho Federal”, destaca Doris Couto, diretora do Julio de Castilhos. “Somos a quinta instituição do país a receber a distinção, o que a torna ainda mais relevante para nós, especialmente em um momento onde o museu se reinventa e se dedica à captação de recursos e ao reconhecimento junto à sociedade gaúcha”, comemora. A outorga foi concedida ainda em 2018 e será entregue por um representante do Conselho Regional de Museologia (CRM)

As pesquisas apresentadas são: de Andréa Silveira, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc): Acervo- incorporação/musealização - narrativas do Feminino; de Camila Silva, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos): Trajetória da Coleção Varela; de Roberta Melo, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs): representações sobre os povos indígenas no Museu Julio de Castilhos ( 1903/1960); e de Iandara Melo e Ana Carolina Gelmini, também da Ufrgs: Educação em Museus.

WhatsApp Image 2019 05 22 at 11 21 40
Seminário acontece no Salão Mourisco da BPE
MEDALHA DE MÉRITO MUSEOLÓGICO

Instituída em 2004, pelo Conselho Federal de Museologia (Cofem), para comemorar os 20 anos da lei que regulamenta a profissão de museólogo, é concedida bienalmente para aqueles que, reconhecidamente, desempenharam importante papel na formação profissional, na união da classe, na execução de suas funções, na valorização dos museus, dos museólogos e da Museologia. Em 2018, em comemoração aos 200 anos de permanência dos museus no Brasil, o Cofem entendeu importante homenagear o museu mais antigo de cada uma das regiões dos Conselhos regionais de Museologia – Corems, no caso do Rio Grande do Sul, a 3ª Região, o Museu Julio de Castilhos, com 116 anos.