Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

BPE celebra orgulho LGBT+ com evento sobre quadrinhos

Bate-papo do dia 24 de junho vai abordar o universo queer nos gibis

Publicação:

drag queen
Designer Luiz Medeiros dá vida à drag queen Seripha Sigma - Foto: Arquivo pessoal
Por Cláudia Antunes | Ascom BPE

No sábado, 24 de junho, às 16h, a Biblioteca Pública do Estado (BPE), uma das instituições da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), realizará o bate-papo "Orgulho e quadrinhos" com a participação de Freda Corteze (mulher trans, professora e ilustradora), Pudinni (ilustrador e designer) e Renato Brito (ilustrador). A mediação será de Luiz Medeiros (designer e ilustrador), que dá vida à drag queen Seripha Sigma.

O evento integra a programação da Sedac relacionada ao dia 28 de junho, quando é comemorado o Dia do Orgulho LGBT+ para levantar a bandeira da luta pelo reconhecimento dos direitos civis dos homossexuais, bissexuais, travestis e transexuais.

Guilherme Smee, pesquisador de quadrinhos e curador da Gibiteca BPE, explica que os quadrinhos são um espaço onde a imagem e as palavras interagem e, por isso, a representação é importante. “Mais do que qualquer outro momento histórico, atualmente temos visto o florescer de novas sexualidades e novas identidades de gênero. Trazer essas representações para os quadrinhos é como deixar explícito que elas existem e devem ser respeitadas e não desprezadas ou invisibilizadas, para evitar movimentos que acabam gerando preconceito e violência. A presença dessas identidades nos quadrinhos ajuda a desmistificá-las e a produzir um encontro saudável entre aqueles que a elas pertencem e aqueles que não as conhecem.”

quadrinhos
Trabalho de Renato Brito - Foto: Divulgação - BPE

Por que ter quadrinhos LGBT+ em uma gibiteca?

Segundo o pesquisador, os quadrinhos refletem a sociedade, e influenciam a cultura. Assim, “dentro de seu papel informativo, educativo e de entretenimento, temas como os de sexualidade e de identidade de gênero devem estar disponíveis em uma gibiteca, assim como outros quadrinhos que abordam temas que refletem e espelham nosso arcabouço sociocultural, trazendo para as mãos dos leitores pedaços das diferentes realidades que compõem nossa sociedade e permitindo com que eles passem a compreendê-la e interpretá-la”, conclui Guilherme.

Conheça alguns títulos de HQs que tratam da temática de gênero

Nas publicações internacionais podem ser destacadas as HQs Fun Home, de Alison Bechdel; Gênero Queer, de Maia Kobabe; O marido do meu irmão, de Gengoroh Tagame; O Homem Ideal, de Ralf König; Minha Experiência Lésbica com a Solidão, de Kabi Nagata; Minha Adolescência Trans, de FumettiBrutti; Azul é a Cor Mais Quente, de Julie Maroh; Stuck Rubber Baby: Quando Viemos ao Mundo, de Howard Cruse; Heartstopper, de Alice Oseman; e Laura Dean Vive Terminando Comigo, de Mariko Tamaki e Rosemary Valero-O'Connell.

Os títulos nacionais, são, por exemplo, Bendita Cura, de Mário César Oliveira; Mayara & Anabelle, de Pablo Casado e Talles Rodrigues; Boy Magya Contra o Monstro do Armário, de Chris Gonzatti, Guilherme Smee e Danverdura; Cara-Unicórnio, de Adri A.; e Pequenas Felicidades Trans, de Alice Pereira.

Sobre os participantes

Seripha Sigma

Luiz Medeiros, designer gráfico, ilustrador e mestre em RPG, interpreta a drag queen Seripha Sigma há sete anos. Em suas performances e produções, Seripha usa a arte drag para alcançar o público em diversos níveis, sempre misturando referências da cultura pop com muito brilho e uma pitada de drama.

Pudinni

Vee Marques ou Pudinni, ilustrador, designer e tatuador iniciante de Porto Alegre, formado em licenciatura em História, faz ilustrações de animais fofinhos, memes e temas LGBT+. Recentemente produziu uma HQ curta com relatos pessoais sobre sua descoberta como pessoa não binária, que atualmente está sendo desenvolvida e aprofundada para uma obra mais completa.

Freda Corteze

Freda Corteze é mulher trans, professora de artes no município de Montenegro, é criadora e ilustradora da Coleção PríncipXs, contos de fadas que utilizam elementos da cultura LGBT+ para evidenciar representações diversas de gênero e sexualidade a públicos de todas as idades. Atualmente é pesquisadora em Educação, com foco em relações de gênero e sexualidade no cotidiano escolar.

Renato Britto

Renato Britto é um ilustrador com formação em Artes Visuais, Produção Multimídia e pós-graduação em Cultura e Criação. Tem experiência trabalhando em estúdios de ilustração em Porto Alegre, em um projeto educativo da Apple e em outras experiências criativas. Atualmente, desenvolve projetos pessoais carregados de mensagens de empatia, diversidade e cultura brasileira.

Serviço

O quê: Bate-papo "Orgulho e Quadrinhos"
Participantes: Freda Corteze (mulher trans, professora e ilustradora), Pudinni (ilustrador e designer), Renato Brito (ilustrador)
Quando: 24/06
Horário: 16h
Onde: No Salão Mourisco da BPE ( Rua Riachuelo, 1190)

Secretaria da Cultura