Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Comitiva do Movimento Tradicionalista Gaúcho apresenta agenda de reivindicações à Secretaria da Cultura

Cultura gaúcha deverá ter colegiado setorial e coordenadoria dedicada a fomentar o segmento

Publicação:

Foto dos participantes da reunião perfilados.
Comitiva buscou estreitar laços e apresentar agenda de reivindicações do tradicionalismo - Foto: Rafael Varela/Ascom Sedac
Por Ascom Sedac

Liderada pelo presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Alessandro Gradaschi, uma comitiva de tradicionalistas foi recebida pelo secretário de Estado da Cultura, Eduardo Loureiro, na tarde desta terça-feira (13/5). A fim de estreitar laços, o grupo, integrado por representantes de diversas Regiões Tradicionalistas (RTs), apresentou números do segmento e os desafios para a manutenção das quase 1.700 entidades espalhadas em todos os municípios gaúchos e os mais de três mil eventos do calendário anual da entidade. O secretário de Turismo do Rio Grande do Sul, Ronaldo Santini, acompanhou o encontro.

Durante a reunião, Gradaschi destacou um estudo que aponta que as entidades e eventos ligados ao MTG movimentaram mais de R$ 4,5 bilhões no Estado em 2023. Segundo ele, a sustentabilidade do setor depende de políticas de apoio, uma vez que o MTG é mantido apenas com a anuidade das entidades filiadas. “O que a gente quer é que o Estado tenha um olhar que reconheça e apoie o Movimento e, ter o envolvimento da Secretaria de Estado da Cultura trabalhando junto, fortalece o nosso trabalho de preservar a cultura gaúcha”, pontuou Gradaschi.

Secretário do Turismo, Ronaldo Santini, da Cultura, Eduardo Loureiro e o presidente do MTG, Alessandro Gradaschi
Secretário do Turismo, Ronaldo Santini, da Cultura, Eduardo Loureiro e o presidente do MTG, Alessandro Gradaschi - Foto: Rafael Varela/Ascom Sedac

Loureiro reconheceu a importância econômica e cultural do tradicionalismo e anunciou que está em estudo a criação de uma Coordenadoria do Tradicionalismo Gaúcho na estrutura da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), para conduzir ações relacionadas ao MTG. Segundo ele, também deve ser criado o Colegiado Setorial do Tradicionalismo, órgão de assessoramento técnico do secretário da Cultura, que deve ser integrado por representantes da sociedade civil para orientar a elaboração de políticas voltadas ao segmento. 

“Reafirmo que o meu propósito é de efetivamente dar atenção à cultura gaúcha e ao tradicionalismo, que expressa justamente a nossa identidade”, afirmou Loureiro. Ele acrescentou que está comprometido “em entregar algo que tenha ressonância e atenda as expectativas do tradicionalismo, o que não vai faltar é trabalho para buscar resultados”, afirmou.

No fim do encontro, o secretário Loureiro aproveitou a oportunidade para informar à comitiva que nesta quarta-feira (14/5) será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) que o Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart) foi contemplado pelo edital da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) Eventos Continuados. Com a publicação, o Enart está autorizado a captar R$ 350 mil por ano com incentivo fiscal do Estado para as próximas edições do evento.

Conteúdos relacionados

Secretaria da Cultura