Domingo encerra a programação de aniversário do Theatro São Pedro
A orquestra traz artistas gaúchos para celebrar o aniversário do teatro mais antigo da capital
Publicação:

No próximo domingo (27), data em que o Theatro São Pedro completa 163 anos, a orquestra que leva o mesmo nome da instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) fará o concerto de encerramento da programação que celebra o aniversário. A regência é do maestro Evandro Matté e traz Helena Losada (soprano), Hique Gomez (violino) e Renato Borghetti (acordeón) como solistas e participação especial dos músicos Neuro Jr. (violão de sete cordas) e Ricardo Arenhaldt (bateria e percussão). O evento será híbrido, com a presença de público (capacidade reduzida para 30% - que corresponde a 190 espectadores). Os ingressos (já esgotados) serão gratuitos, mediante a doação de 2kg de alimento não perecível. Não haverá troca de ingressos no dia da apresentação para evitar aglomerações.
A apresentação também será transmitida ao vivo pelo youtube do Theatro São Pedro: www.youtube.com/c/theatrosaopedrors.
*este evento disponibiliza medidas de acessibilidade física e de conteúdo
Sobre a Orquestra Theatro São Pedro
A OTSP foi criada em 1985 e, desde então, tem sido mantida com apoio da iniciativa privada e por um conjunto de associados. Ousadia e busca da excelência são atributos da orquestra, sempre com o compromisso de honrar tudo o que representa o Theatro São Pedro. A programação diversificada apresenta obras do repertório da música de concerto, ópera, ballet, música popular e instrumental brasileira. Além da programação de concertos oficiais, a OTSP apresenta anualmente a série de Concertos Theatro São Pedro, série de Concertos Banrisul para Juventude, Concertos Comunitários Zaffari, sob direção artística do maestro Evandro Matté. A criatividade e a originalidade sempre estão presentes na programação que conta com solistas de renome nacional e internacional.
Evandro Matté | Maestro
Diretor Artístico e Maestro da Ospa (Orquestra Sinfônica de Porto Alegre), da Orquestra Theatro São Pedro / Poa e do Festival Internacional SESC de Música. Seu primeiro contato com a música foi através do trompete, aos 7 anos, atuando como intérprete deste instrumento por 25 anos. Depois de graduar-se em música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS), fez especializações na University of Georgia (EUA) e no Conservatoire de Bordeaux (FRA). Foi docente na UPF (Universidade de Passo Fundo) e na Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos), onde coordenou o MBA em Gestão Cultural. Atuando como maestro desde 2005, tem dirigido diversas orquestras no Brasil, Argentina, Uruguai, República Tcheca, Croácia, Itália, China, Alemanha e EUA. Foi o fundador e coordenador do projeto social VIDA COM ARTE que realiza inclusão social através da música. Possui MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Por sua contribuição cultural ao desenvolvimento das artes francesas no Brasil, em 2019 foi condecorado pelo Ministère de la Culture da França pela insígnia de Chevalier d l´Ordre des Arts et des Lettres.
Hique Gomez | Violino
Em 2017 A Sbornia Kontr’Atracka vai a Portugal e circula por três cidades Estarreja, Viseu e Águeda onde fazem o encerramento do Festival Internacional de Artes Multidisciplinares. Em 2018 fazem concerto com a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre chamado "A Ospa Vai a Sbørnia” no Auditório Araújo Vianna para 3000 pessoas com a participação do Coro Sinfônico e do Coro Jovem da Ospa. Em 2019 estreia seu concerto junto a Renato Borghetti e a Orquestra de Câmara da Ulbra com regência de Tiago Flores, onde é um dos responsáveis pelos arranjos. Ainda em 2019 lança sua autobiografia “Para Além da Sbørnia”, registro dos 30 anos da trajetória do espetáculo. Em 2020 estreia a web série “Sbørnia Em Revista”, patrocinado pela Rio Grande Seguros, dando continuidade ao seu trabalho por meio da internet.
Renato Borghetti | Acordeon
Detentor do primeiro Disco de Ouro da Música Instrumental Brasileira, se fossemos encontrar um rótulo ou classificação da obra de Renato Borghetti, o instrumental do gaiteiro costuma entrar nos arquivos de música étnica ou até jazz fusion, mesmo tendo na essência ritmos como vanerão, chote, milonga e chamamé. A posição de Borghetti é bastante clara a este respeito: “Minha música é regional gaúcha e minha fonte e rumo é a partir desta posição que desenvolvo meu trabalho”. Renato Borghetti é versátil, as formações musicais que o acompanham alternam entre Duos, Quartetos, Quintetos e Sextetos. Com a desenvoltura que abre sua gaita em um salão de baile ou CTG (onde começou) também circula com naturalidade em salas sofisticadas e festivais instrumentais. Renato é frequente atração internacional em festivais do seu instrumento, o acordeon (ou gaita, ou fole, ou sanfona, dependendo da região brasileira) já tendo dividido o palco dentro e fora do país com mestres como o italiano Ricardo Tesi, o irlandês Martin O´Connor, o português Artur Fernandes, o espanhol Kepa Junqueira e músicos brasileiros como Oswaldinho do Acordeon, saudosos Dominguinhos e Sivuca, Hermeto Pascoal e tantos outros. Além da agenda exterior, o músico cumpre extensa programação em território nacional, levando a música instrumental gaúcha aos mais diversos cantões de nosso Brasil.
Helena Losada | Canto
Graduada em canto pela UFRGS, começou os estudos musicais através do piano, aos 7 anos, tendo gravado o primeiro disco infantil no ano seguinte. Iniciou-se no canto lírico em 2016, quando foi selecionada para integrar o Coro Sinfônico da Ospa, com o qual se apresentou como solista e corista. Integrou os cantores da ópera Don Giovanni, de Mozart, e interpretou a personagem Lauretta na ópera Il Maestro di Musica, de Pergolesi. Em 2019, aos 20 anos, obteve o segundo lugar no Concurso Internacional de Canto Maria Callas. Em 2021 recebeu bolsa de estudos para Mestrado na Boston University (EUA).