Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

“Caderno de Anita Garibaldi” será lançado na 67ª Feira do Livro de Porto Alegre

Publicação:

Livro Caderno de Anita Garibaldi
O “Caderno de Anita Garibaldi” é um resumo da obra “Anita Garibaldi: 200 anos” - Foto: Ascom - Sedac

Na próxima sexta-feira (12/11), acontecerá a sessão de autógrafos do livro “Caderno de Anita Garibaldi”, de autoria da professora e escritora Elma Sant’Ana. O evento será realizado na Praça da Alfândega, no Deck dos Autógrafos da Feira, às 17h30 - respeitando os protocolos de prevenção à Covid-19. O livro poderá ser retirado, gratuitamente, na Banca do Instituto Estadual do Livro (IEL) - instituição da Secretaria da Cultura (Sedac).

Elma Sant'Ana, além de autora do Caderno, é presidente da Comissão Estadual do Bicentenário de Anita Garibaldi. O “Caderno de Anita Garibaldi” é um resumo da obra “Anita Garibaldi: 200 anos”, da mesma autora, e conta um pouco da trajetória da Heroína de Dois Mundos, como Anita era conhecida.

O livro é destinado, sobretudo, ao público escolar e também aos estudiosos e interessados na trajetória de Anita Garibaldi, tanto no Brasil como no Uruguai e na Itália.

Bicentenário de Anita Garibaldi

Anita, batizada Ana Maria de Jesus Ribeiro, nasceu nos arredores de Laguna (SC) em 30 de agosto de 1821. Conheceu Giuseppe Garibaldi em 1839, mesmo ano em que ele chegou a terras lagunenses. Foi Garibaldi quem lhe conferiu o apelido.
Juntos, estabeleceram uma vida de parceria no amor, na família e na guerra, incluindo a Revolução Farroupilha (1835-1845). Grávida do seu quinto filho, ela adoeceu e morreu na Itália, em agosto de 1849. Sepultada sete vezes, seus restos mortais estão, atualmente, em um monumento da Colina do Gianícolo, em Roma, e o país a considera como Mãe da Pátria Italiana. No Brasil, Anita está inscrita no Livro dos Heróis da Pátria, no Panteão da Liberdade e da Democracia, em Brasília.

Decreto estadual

Por meio do Decreto 55.756, de 9 de fevereiro de 2021, o governador Eduardo Leite instituiu no Rio Grande do Sul o Ano do Bicentenário de Nascimento de Anita Garibaldi. As atividades em comemoração se estenderão até o fim do ano.
Para dar conta da programação, foi instituída uma comissão composta pelas secretarias da Cultura (Sedac) e de Turismo (Setur), pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), pelo Conselho Estadual de Cultura (CEC), pelo Consulado Italiano em Porto Alegre, pela Fundação Catarinense de Cultura, pelo Instituto Anita Garibaldi e pelo IHGRS.

Serviço

Sessão de Autógrafos do Livro “Caderno de Anita Garibaldi”, de Elma Sant’Ana
Data: 12 de novembro

Horário: 17h30

Local: Praça da Alfândega (Deck dos autógrafos da Feira do Livro)

Secretaria da Cultura