Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Ieavi e RS Criativo apresentam o resultado final do Edital Ieavi Residência Artística

Publicação:

01   pamela zorn vianna   Porto Alegre   foto filipe conde
Pamela Zorn Vianna - Foto: Filipe Conde
Por Ascom | Ieavi Edição: Silvia Martins | Ascom Sedac

A Secretaria de Estado da Cultura - Sedac, por meio do Instituto Estadual de Artes Visuais - Ieavi e do programa RS Criativo, apresenta os cinco artistas selecionados no Edital Ieavi Residência Artística, que receberão uma bolsa no valor de R$10.000,00 e que, entre os dias 04 e 08 de dezembro, irão realizar uma residência artística nas dependências do Grande Hotel Canela, localizado em Canela. O resultado final está disponível no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (30/11).

Os artistas selecionados são Ana Carolina Chini (Antônio Prado), Daniel Escobar (Ijuí), Pamela Zorn (Porto Alegre), Renan Soares (Pelotas) e Wagner Mello (Porto Alegre).

A iniciativa é uma importante reformulação do Prêmio Ieavi e oferece aos selecionados um programa de acompanhamento curatorial, de orientação artística e de leitura de portfólio. A coordenação da residência é da artista, arte educadora e pesquisadora, Mônica Hoff, que contará com o apoio do professor e curador, Igor Simões, e da artista, editora e curadora, Kamila Nunes, além de uma capacitação profissional ligada à economia criativa, em parceria com o RS Criativo.

O Ieavi Residência Artística está sendo realizado com o apoio do Grande Hotel Canela, do Instituto Laje de Pedra, da Associação dos Amigos do MACRS (AAMACRS) e do evento Mega Domo.

Selecionados no Edital Ieavi Residência Artística

Ana Carolina Chini

Formada em Fotografia pela ESPM-Sul, trabalhou com fotografia comercial durante cinco anos. Atualmente, é graduanda em Artes Visuais - Licenciatura. Há quatro anos, participa de mostras de Artes Visuais, produzindo a partir da linguagem da fotografia. Participa do Grupo de Pesquisa em Artes Visuais FLUME. Integrou o Núcleo Educativo e de Programa Público do MARGS durante dois anos e é produtora cultural na TV Cultura do Vale.

Daniel Escobar

Mestre em Poéticas Visuais pelo Instituto de Artes da UFRGS (2021) e graduado em Artes Visuais pela mesma instituição (2005). Sua obra, composta geralmente por colagens, instalações e intervenções em espaços públicos, demonstra um interesse pelas conexões entre vida cotidiana, fluxos de informação e circulação de dinheiro na cidade, explorando elementos de sedução e indução presentes em signos e textos publicitários. Participou de residências como CASCO Programa de integração arte e comunidade, Litoral Norte-RS (2021), Bolsa Pampulha (Belo Horizonte, 2008-2009) e Bolsa Iberê Camargo/Casa de Velázquez (Madrid, 2014). Desde julho de 2020 vive e trabalha na região das Missões, onde é gestor do espaço Oficina Escobar, na cidade de Entre-ijuís.

Pamela Zorn

Pamela Zorn é artista visual e arte educadora, vive e trabalha em Porto Alegre/RS. Mestranda em Poéticas Visuais e Bacharela em Artes Visuais pela UFRGS, realizou parte de sua formação na Universidade de Évora – Portugal, em 2018, através de bolsa de mobilidade acadêmica. Em 2022 foi vencedora do 5º Prêmio de Aliança Francesa de Arte Contemporânea. Em sua produção artística, dedica-se principalmente à linguagem da pintura, onde explora questões de autorrepresentação, identidades raciais, memória e impermanência.

Renan Soares

Vive, estuda e trabalha em Pelotas/Rs. Formado em licenciatura em História e bacharelado em Artes Visuais. Atualmente faz mestrado em Artes Visuais na Universidade Federal de Pelotas. Desde 2018 coordena o Ateliê Compartilhado e Espaço Expositivo Corredor 14, por onde já passaram diversos artistas e onde propõe projetos de Curadoria, Cursos de Formação e Residências Artísticas. Como artista visual tem participado de diversas exposições nacionais, onde destacam-se neste ano: Não Olhe para baixo!, individual na Galeria Augusta Meyer, na Casa de Cultura Mario Quintana em Porto Alegre 2022. A Ronda Noturna, individual no Sesc Paço da Liberdade em Curitiba. E Abre Alas 17º, coletiva na Galeria A Gentil Carioca, no Rio de Janeiro, 2022. E mais recentemente pré-seleção no 50º Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto, 2022.

Wagner Mello

Wagner Mello (POA | RS) é artista e educador que atua no campo das artes visuais e gráficas e da educação social, residente no Barraco Cultural - Galeria Mascate. Media atividades relacionadas à difusão da publicação independente e ilustração e atua no circuito de arte de forma autônoma, articulando e produzindo em diversas frentes. Em sua produção, exercita o experimento gráfico como construtor de narrativas, buscando na imagem uma dimensão política de criar e perpetuar vizinhanças, a partir de uma poética sobre pertencimento, ascendência e afeto, que transita entre técnicas, da colagem ao digital, do desenho à fotografia, do não dito à palavra.

Secretaria da Cultura