Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

CCMQ recebe Circuito Ballroom com oficinas abertas ao público

Publicação:

Arte Vulgar 61
A cultura Ballroom é formada por pessoas trans e pessoas racializadas (latinas, pretas e imigrantes) - Foto: Artemísia Vulgaris

A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), recebe, durante três sábados do mês de maio, cinco oficinas de difusão da cultura de “baile”, idealizadas por Zaire Rodrigues e Vicente Lara. O acesso às atividades é gratuito e a participação é feita mediante a inscrição. 

A cultura Ballroom (Salão de baile) tem origem nos Estados Unidos e é composta por pessoas trans e pessoas racializadas (latinas, pretas e imigrantes) que se reúnem para celebrar suas experiências. As áreas de atuação são diferentes: moda, performance, criatividade e autenticidade, além de  estruturarem a execução do evento. 

As oficinas do Circuito Ballroom acontecem nos dias 6, 13 e 20 de maio e duram uma hora cada. Os encontros são um canal de conexão e disseminação dessa cultura, para capacitar os participantes para desenvolverem suas habilidades de performance, música e dança de forma independente. O projeto visa aumentar a autoestima e criar identificação entre as pessoas envolvidas. 

Para participar das oficinas, as inscrições são online e serão oferecidas 10 vagas que serão destinadas às pessoas trans e/ou racializadas.  

Sobre os idealizadores

Zaire Rodrigues é conhecido na comunidade como Pãe BabaObá fundadore da House of Audácia e atua como chanter (cantor), MC, modelo e ator. Seu filho de House, Vicente Lara, é artista visual, pesquisador de arte, gênero e sexualidade.

Serviço

Circuito Ballroom

 Local: Sala Romeu Grimaldi, no 3º andar da Casa de Cultura Mario Quintana - Rua dos Andradas, 736, Porto Alegre

Data: 06/05}
Horário: 15h às 16h30

Oficina de Chanter ministrada por Pãe BabaObá de Audácia 

Chanter traz a musicalidade sendo a voz presente nos bailes. É quem canta, dá a orientação e gera a composição de performances, DJ e público. A oficina abrange elementos como dicção, criatividade, melodia e compreensão musical.

Inscrições no link

Data: 13/05
Horário: 15h às 16h

Oficina de Runway ministrada por Baby Cruel Unique

Essa atividade apresentará os elementos da categoria Runway realizada nos bailes. A pesquisa tem como foco a moda e as passarelas.
Inscrições no link

Data: 13/05
Horário: 16h30 às 17h30

Oficina de Sex Siren ministrada por  T’Challa 007 

Aborda elementos da consciência corporal e estética sobre sensualidade, a fim de instigar e potencializar a subjetividade performática de quem participa. A oficina reflete sob a perspectiva de contraposição a sexualização, trabalhando a auto estima e a autopercepção nas corporeidades atuantes.
Inscrições no link

Data: 20/05
Horário: 15h às 16h 

Oficina de Old Way ministrada por Father Munìí Kaliça

Apresenta elementos de dança do estilo Old Way, o primeiro estilo de dança surgido na Ballroom. O Old way se caracteriza pela simetria e bidimensionalidade trazidas ao corpo, além de trazer referências de poses de moda, capoeira, artes marciais, entre outras incorporadas à performance.

Inscrições no link

Data: 20/05
Horário: 16h30 às 17h30

Oficina de Vogue Femme ministrada por Ally Permission

Apresenta o estilo de dança que teve seu início a partir das travestis, se caracteriza por utilizar cinco elementos bases na performance: hands performance, catwalk, duckwalk, floor performance, spin and dip.

Inscrições no link


Texto: Ascom CCMQ
Edição: Silvia Martins | Ascom Sedac

 

 

Secretaria da Cultura