Agenda da Sedac passa pela Fronteira Oeste e Campanha

Beatriz em reunião com a prefeita e com a secretária de Educacão, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo do município - Foto: Rafael Varela

As visitas institucionais da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) continuam. Nesta sexta-feira (16/7), a secretária Beatriz Araujo cumpre roteiro em Santana do Livramento.

O dia começou com um encontro de integrantes de projetos aprovados no Edital Criação e Formação – Diversidade das Culturas, executado com recursos da Lei Aldir Blanc em parceria com a Fundação Marcopolo. A secretária pôde conhecer melhor os projetos que nasceram diante da necessidade de socorro ao setor cultural durante a pandemia da Covid-19.

A secretária comemorou a participação de projetos do município no edital. “Poder perceber a diversidade que se encontrou em projetos do edital é uma alegria renovada.”

Beatriz também ressaltou a importância das cotas sociais e regionais nos editais. “Quem está mais próximo da grande Porto Alegre já tem uma familiaridade com o sistema e acaba acessando-o mais, mas isso não quer dizer que os projetos apresentados por lá sejam mais ou menos importantes do que os que acontecem em outras regiões do estado. Mas é importante que vocês saibam que isso é uma preocupação da Sedac. Nosso governo é um governo que respeita a diversidade das culturas, não queremos concentração de recursos em lugar nenhum.”

A secretária também se reuniu com a prefeita de Santana do Livramento, Ana Luíza Tarouco, e com a secretária de Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo do município, Sandra da Silva. Beatriz lembrou do Festival de Gastronomia de Livramento e destacou os investimentos na Economia Criativa.

A prefeita falou sobre a realidade do município. “Nossa secretaria é de Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo. Nesse contexto, procuramos trazer estudo, retidão e um novo olhar para toda a administração, incluindo a Cultura”, comenta Ana Luíza.

Fim de semana em Bagé

O roteiro de agendas encerra sábado (17), em Bagé. Às 11h, prestigia a “descida artística”, na Avenida Sete de Setembro, no Centro do município