Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

"Um Certo Cinema Gaúcho de Porto Alegre" ganha pré-estreia na Cinemateca Paulo Amorim

Publicação:

UM CERTO CINEMA GAÚCHO DE PORTO ALEGRE 2   foto Pedro Clezar
Frame de "Um Certo Cinema Gaúcho de Porto Alegre" - Foto: Pedro Clezar
Por Ascom | Cinemateca Paulo Amorim | Edição: Sivia Martins | Ascom Sedac

A Cinemateca Paulo Amorim e o Instituto Estadual de Cinema (Iecine), instituições vinculadas à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), em parceria com a Associação dos Críticos de Cinema do RS (Accirs), promovem a pré-estreia do documentário "Um Certo Cinema Gaúcho de Porto Alegre", dirigido por Boca Migotto. A sessão ocorrerá na próxima terça-feira (26), às 19h, na Sala Eduardo Hirtz, em celebração ao aniversário de Porto Alegre e ao Dia do Cinema Gaúcho no dia seguinte (27). O diretor Boca Migotto estará presente para um bate-papo com o público, acompanhado pela pesquisadora Miriam Rossini. Os ingressos custarão R$ 7,00 (meia-entrada para todos).

Produzido durante a pesquisa de doutorado do cineasta Boca Migotto, sob a supervisão da professora Miriam Rossini, o documentário aborda aproximadamente quatro décadas do cinema gaúcho através de depoimentos de pessoas que viveram essa história. O filme destaca desde a primeira geração dos anos 1980, que deu origem à Casa de Cinema de Porto Alegre, até a Novíssima Geração dos anos 2010, que se caracteriza por ser a primeira a estudar cinema nas universidades gaúchas. Entre essas duas gerações, destaca-se a Geração Clube Silêncio e os filmes produzidos a partir dessa experiência nos anos 2000.

Segundo o diretor Boca Migotto, a Clube Silêncio, apesar de ter sido breve, produziu filmes de grande impacto como "Cão sem Dono", de Beto Brant e Renato Ciasca, além de longas como "Ainda Orangotangos" e "Morro do Céu", de Gustavo Spolidoro, "A Última Estrada da Praia", de Fabiano de Souza e "Dromedário no Asfalto", de Gilson Vargas, todos ex-sócios da produtora. Esses filmes, quando vistos em sua ordem de produção, revelam diversas interpretações sobre o cinema gaúcho de Porto Alegre, que por sua vez reflete uma relação de amor e ódio com o litoral gaúcho e uma conexão com o Uruguai.

O documentário "Um Certo Cinema Gaúcho de Porto Alegre" será exibido na programação regular da Cinemateca Paulo Amorim a partir do dia 28 de março, após passar por festivais como o Festival de Vassouras, no Rio de Janeiro; o Santos Film Festival, em São Paulo; a Mostra Gaúcha de Longas-metragens do Festival de Cinema de Gramado e o Festival de Santa Maria, além do convite recente para o Latino e Native American Film Festival.

Sobre o diretor

Boca Migotto é um renomado cineasta, pesquisador e escritor. Com formação em Publicidade, ele estudou cinema em Londres e posteriormente fez Especialização em Cinema e Mestrado em Comunicação na Unisinos, onde também lecionou por dez anos. Além disso, atuou como professor na Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves.

Em 2021, concluiu o doutorado em Comunicação pela FABICO/UFRGS, com extensão na Sorbonne/Paris 3, onde finalizou seu primeiro livro de ficção. Em 2022 e 2023 lançou seus segundo e terceiro livros, respectivamente. Além disso, é colunista do site Rede Sina e atualmente está cursando História na PUCRS.

Como diretor, roteirista, editor e produtor, Boca Migotto possui um extenso currículo com mais de 30 curtas e médias-metragens, séries de TV e documentários em longa-metragem, sendo "Filme sobre um Bom Fim" um dos mais destacados. Atualmente, está adaptando seu livro "A última praia do Brasil" para um longa-metragem de ficção.

Sinopse

O documentário "Um Certo Cinema Gaúcho de Porto Alegre" (2023, 107 min) aborda 40 anos e três gerações do cinema gaúcho. É um filme que trata do cinema, mas vai além disso. Também explora o Rio Grande do Sul e sua capital, Porto Alegre, tornando-se um retrato não apenas da região, mas também da América Latina e da fronteira que separa e une a América de colonização espanhola do Brasil. A peculiaridade geográfica do estado permite uma visão única dessa fronteira, refletindo de forma significativa a identidade dos gaúchos e a produção cinematográfica local. Entre a Argentina, o Uruguai e toda a América Latina de um lado, e o Brasil do outro, o cinema gaúcho atua como um espelho dos conflitos e complexidades desse Brasil tropical e quase platino. Em suas jornadas, ele reflete os desafios de um Estado em constante busca de autoconhecimento.

UM CERTO CINEMA GAÚCHO DE PORTO ALEGRE   foto Pedro Clezar
Gravação de uma cena de "Um Certo Cinema Gaúcho" - Foto: Pedro Clezar

Serviço 

Pré-estreia do documentário Um Certo Cinema Gaúcho de Porto Alegre

Data: 26/03, terça-feira
Horário: 19h
Local: Sala Eduardo Hirtz, Cinemateca Paulo Amorim - Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736, Porto Alegre)

Secretaria da Cultura