BPE sedia projeto poético-musical “A palavra voa – poesia que se canta”

“Mágica Mistral”, de Pedro Longes, é o primeiro de quatro espetáculos financiados pelo Banrisul

Foto de Pedro Longes. Ele é mostrado do peito para cima. É um homem branco, de cabelo e bigodes pretos, veste blusa preta e está olhando para a câmera, em pé, ao lado de uma árvore e em meio a outras árvores
O compositor, letrista e produtor Pedro Longes (foto) realiza show na próxima quarta-feira (18/9), às 19h - Foto: Flora Pinho
Por Cláudia Antunes/Ascom BPE | Edição: Douglas Carvalho/Ascom Sedac

O projeto poético-musical “A palavra voa – poesia que se canta” apresentará, de setembro a dezembro, quatro espetáculos gratuitos no Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Estado (BPE), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). A estreia acontece no mês em que o prédio da BPE completa 102 anos, com o show “Mágica Mistral”, de Pedro Longes, na próxima quarta-feira (18/9), às 19h.

Realizado com patrocínio do programa Banrisul de Patrocínios 2024 – Edição Cultural Reconstruir RS, que visa auxiliar na retomada do crescimento do cenário cultural gaúcho após a tragédia climática de maio, o projeto “A palavra voa – poesia que se canta” objetiva oferecer ao público uma programação musical de qualidade, aliando música e literatura, com apresentação de talentos consolidados ou em ascensão do Rio Grande do Sul.

Além de “Mágica Mistral”, integram a programação os espetáculos “A carne da palavra”, com Áurea Baptista e Arthur de Faria, em 17 de outubro; “Pelo escuro, poemas afro gaúchos”, com o Grupo Desagravo, em 22 de novembro; e “Vitor Ramil canta Borges, João da Cunha Vargas, Leminski e Angélica Freitas", em 18 de dezembro. A iniciativa tem curadoria do músico, escritor, jornalista, crítico musical, mestre e doutor em Literatura Brasileira, Arthur de Faria, que também é autor de mais de 50 trilhas sonoras para teatro e cinema.

Mágica Mistral

Novo espetáculo musical do cantor, compositor, letrista e produtor Pedro Longes, “Mágica Mistral” é formado por 14 composições próprias, produzidas a partir de obras de Gabriela Mistral (1889-1957), considerada uma das escritoras mais relevantes da literatura chilena e hispano-americana. O repertório, inspirado pelos quatro principais livros da autora – “Desolación” (1922), “Ternura” (1924), “Tala” (1938) e “Lagar” (1954) –, conta também com uma canção instrumental e com dois poemas extraídos de outras publicações de Mistral. Vencedora do Prêmio Nobel de Literatura de 1945, o primeiro para a América Latina, a escritora dividiu sua vida entre a literatura, o ensino e a carreira diplomática.

A apresentação de Pedro, apesar de certa distância temporal dos escritos originais (um deles, “Ternura”, comemora cem anos em 2024), aborda temas que permanecem atuais, como a religiosidade, o amor, o luto e a relação com a natureza. Parte do repertório é interpretada em espanhol, preservando o lirismo da escritora e adotando uma criação musical atenta às sonoridades contidas nos poemas, e parte é traduzida ao português, com aproximações à linguagem do cancioneiro contemporâneo.

O artista conduzirá o show com violão nylon e arranjos vocais, acompanhado pelo músico André Vicente no piano e no acordeom. Passando por ritmos como milongas, boleros, cuecas chilenas, valsas e outras influências, o espetáculo tem como guia natural de suas composições a própria sonoridade dos textos de Mistral, fugindo de estereótipos. Também integram a narrativa do show comentários e histórias sobre a vida e a obra da autora (trazendo temas como o período em que ela viveu no Brasil), o que reforça o caráter lúdico e imersivo do espetáculo.

Com quatro álbuns lançados – “Conexión” (2015), “Longes Canta Spinetta” (2018), “Canções de Amor e Solidão” (2021) e “Sinestesias” (2021) –, Pedro prepara o lançamento de um novo álbum, “Canciones con Drama”, fruto de espetáculo que realiza em parceria com Arthur de Faria. Desde 2020, quando retornou ao Brasil após uma temporada de quatro anos fazendo e estudando música no Chile, o artista tem se dedicado a pesquisar, traduzir e musicar poemas de Gabriela Mistral.

Serviço

O que: “Mágica Mistral”, com Pedro Longes – projeto “A palavra voa − poesia que se canta”

Quando: quarta-feira (18/9), às 19h

Onde: Salão Mourisco da BPE (Rua Riachuelo, 1190, Centro Histórico, Porto Alegre)