Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Cinemateca Paulo Amorim apresenta Sessão Accirs, com exibição do filme “Coração de Luto”

Programação reúne filmes que integram o livro “50 Olhares da Crítica sobre o Cinema Gaúcho"

Publicação:

Coração de Luto  Accirs
A sessão de abertura apresentará o filme "Coração de Luto" - Foto: Divulgação - Acccirs
Por Ascom Cinemateca Paulo Amorim Edição: Silvia Martins | Ascom Sedac

A Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (Accirs) retomará na próxima terça-feira (30) a programação da Sessão Accirs, que em 2024 vai exibir filmes reunidos no livro "50 Olhares da Crítica sobre o Cinema Gaúcho”. A Sessão será apresentada sempre na última terça-feira do mês, no horário das 19h15, na Cinemateca Paulo Amorim, instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac).

A Sessão Accirs exibirá filmes reunidos no livro "50 Olhares da Crítica sobre o Cinema Gaúcho", que será lançado em 2024. O primeiro filme escolhido para a exibição do projeto é "Coração de Luto" (1967, 93min), dirigido por Eduardo Llorente e um dos grandes sucessos do músico gaúcho Vitor Mateus Teixeira, o Teixeirinha (1927-1985). O longa-metragem é baseado em fatos da infância do próprio artista, que cresceu em uma família cheia de dificuldades e presenciou a morte de sua mãe em um incêndio.

A sessão será comentada pelo pesquisador Glênio Póvoas, autor do texto sobre o filme publicado no livro lançado pela Accirs em 2022. A exibição conta com o apoio da Teixeirinha Produções e Guarujá Produções, responsável pelo festival itinerante que divulga a obra de Teixeirinha por cidades do Rio Grande do Sul.

Além da exibição do filme, durante a sessão, a Accirs também entregará a Glênio Póvoas o certificado do prêmio Luiz Cesar Cozzati como destaque do cinema gaúcho. Esse prêmio é concedido anualmente pelos associados da Accirs para homenagear pessoas e/ou iniciativas que contribuem para o desenvolvimento do audiovisual no Rio Grande do Sul. Em 2023, Glênio Póvoas foi reconhecido por sua trajetória como professor universitário, pesquisador de cinema e coordenador do Portal do Cinema Gaúcho, um banco de dados que reúne informações sobre a produção audiovisual do Estado.

Saiba mais sobre o livro

O livro "50 Olhares da Crítica sobre o Cinema Gaúcho" é uma coletânea de 50 artigos escritos por críticos que têm como objetivo refletir sobre a filmografia do Rio Grande do Sul entre as décadas de 1950 e 2020. Os textos, acompanhados de fotos de cada filme, abrangem diferentes abordagens, como jornalísticas, ensaísticas e memorialísticas, proporcionando encontros geracionais dos autores com as obras cinematográficas em questão. A obra foi organizada pelos críticos Daniel Feix, Fatimarlei Lunardelli, Ivonete Pinto, Mônica Kanitz e Rafael Valles, e contou com a parceria da Opinião Produtora e recursos do Pró-Cultura/Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Serviço

Sessão Accirs, com a exibição do filme “Coração de Luto”

Data: 30/01
Horário: 19h15
Local: Rua dos Andradas, 736, Porto Alegre - andar térreo da Casa de Cultura Mario Quintana

*Entrada franca
O livro estará à venda no local por R$ 25,00

 

Secretaria da Cultura