Cinemateca Paulo Amorim apresenta Sessão Accirs, com exibição do filme “Coração de Luto”
Programação reúne filmes que integram o livro “50 Olhares da Crítica sobre o Cinema Gaúcho"
Publicação:

A Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (Accirs) retomará na próxima terça-feira (30) a programação da Sessão Accirs, que em 2024 vai exibir filmes reunidos no livro "50 Olhares da Crítica sobre o Cinema Gaúcho”. A Sessão será apresentada sempre na última terça-feira do mês, no horário das 19h15, na Cinemateca Paulo Amorim, instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac).
A Sessão Accirs exibirá filmes reunidos no livro "50 Olhares da Crítica sobre o Cinema Gaúcho", que será lançado em 2024. O primeiro filme escolhido para a exibição do projeto é "Coração de Luto" (1967, 93min), dirigido por Eduardo Llorente e um dos grandes sucessos do músico gaúcho Vitor Mateus Teixeira, o Teixeirinha (1927-1985). O longa-metragem é baseado em fatos da infância do próprio artista, que cresceu em uma família cheia de dificuldades e presenciou a morte de sua mãe em um incêndio.
A sessão será comentada pelo pesquisador Glênio Póvoas, autor do texto sobre o filme publicado no livro lançado pela Accirs em 2022. A exibição conta com o apoio da Teixeirinha Produções e Guarujá Produções, responsável pelo festival itinerante que divulga a obra de Teixeirinha por cidades do Rio Grande do Sul.
Além da exibição do filme, durante a sessão, a Accirs também entregará a Glênio Póvoas o certificado do prêmio Luiz Cesar Cozzati como destaque do cinema gaúcho. Esse prêmio é concedido anualmente pelos associados da Accirs para homenagear pessoas e/ou iniciativas que contribuem para o desenvolvimento do audiovisual no Rio Grande do Sul. Em 2023, Glênio Póvoas foi reconhecido por sua trajetória como professor universitário, pesquisador de cinema e coordenador do Portal do Cinema Gaúcho, um banco de dados que reúne informações sobre a produção audiovisual do Estado.
Saiba mais sobre o livro
O livro "50 Olhares da Crítica sobre o Cinema Gaúcho" é uma coletânea de 50 artigos escritos por críticos que têm como objetivo refletir sobre a filmografia do Rio Grande do Sul entre as décadas de 1950 e 2020. Os textos, acompanhados de fotos de cada filme, abrangem diferentes abordagens, como jornalísticas, ensaísticas e memorialísticas, proporcionando encontros geracionais dos autores com as obras cinematográficas em questão. A obra foi organizada pelos críticos Daniel Feix, Fatimarlei Lunardelli, Ivonete Pinto, Mônica Kanitz e Rafael Valles, e contou com a parceria da Opinião Produtora e recursos do Pró-Cultura/Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Serviço
Sessão Accirs, com a exibição do filme “Coração de Luto”
Data: 30/01
Horário: 19h15
Local: Rua dos Andradas, 736, Porto Alegre - andar térreo da Casa de Cultura Mario Quintana
*Entrada franca
O livro estará à venda no local por R$ 25,00