Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Mesa-redonda marca início do I Seminário de Literatura Gaúcha

Evento que comemora os 70 anos do Instituto Estadual do Livro acontece nesta quarta e quinta-feira (25 e 26/9) na CCMQ

Publicação:

Primeira mesa do encontro, “Literatura e a Ditadura”, foi coordenada por Antônio Hohlfeldt
Primeira mesa do encontro, “Literatura e a Ditadura”, foi coordenada por Antônio Hohlfeldt - Foto: Jean V Dettenborn / Ascom Sedac
Por Carlos Hammes / Ascom Sedac

Organizado em parceria entre o Instituto Estadual do Livro (IEL) e a Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), instituições da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), o I Seminário de Literatura Gaúcha debate temas como ditadura, literatura contemporânea e as relações entre literatura e o antropoceno. A mesa de abertura na manhã desta quarta-feira (25/9), “Literatura e a Ditadura”, foi coordenada pelo escritor e presidente da Fundação Theatro São Pedro, Antônio Hohlfeldt, e teve a participação dos pesquisadores Sergius Gonzaga, Gínia Gomes e Rejane Pivetta de Oliveira, todos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), além da presença do secretário-adjunto da Sedac, Benhur Bortolotto. 

O diretor do departamento do Livro, Leitura e Literatura da Sedac, Silvio Bento, destacou a importância de encontros como este. “É significativo que a gente possa promover ações que problematizam a leitura e a literatura gaúcha, especialmente com a qualidade dos debates previstos para hoje e amanhã”, afirmou.

Secretário-adjunto da Cultura, Benhur Bortolotto, participou da abertura do Seminário
Secretário-adjunto da Cultura, Benhur Bortolotto, participou da abertura do Seminário - Foto: Jean V Dettenborn / Ascom Sedac
Representando a secretária de estado da Cultura, Beatriz Araujo, Benhur Bortolotto lembrou o aniversário de 34 anos da Casa de Cultura, comemorados nesta quarta-feira, resgatando a contribuição do primeiro secretário de Cultura do Estado, Carlos Jorge Appel, que, segundo Benhur é um dos principais responsáveis pela criação do espaço. “Hoje é um dia especial pra literatura. Estamos orgulhosos de poder realizar esse seminário, que é um importante espaço de aprendizado, em um momento e em um lugar tão significativos para a cultura gaúcha”, disse.

Ainda na tarde de hoje acontece a mesa "Literatura Gaúcha Ontem e Hoje", com os pesquisadores Lucas da Cunha Zamberlan (UFSM), Nubia Hanciau (FURG) e Sátira Machado (Unipampa), sob a mediação da escritora Carolina Panta. Às 16h, terá início a primeira rodada de apresentações de comunicações orais.

A programação segue nesta quinta-feira (26), a partir das 10h, com mais apresentações de comunicações orais. Para às 14h, está prevista a mesa-redonda "Escritores do Século XIX", mediada pelo escritor Cristiano Fretta, com a participação de Carlos Alexandre Baumgarten e Maria Eunice Moreira, da PUCRS, além de Denise Espírito Santo da UERJ. O bate-papo "Literatura e Antropoceno", previsto para às 16h, encerra o seminário, com a presença dos escritores Daniel Galera, Natalia Borges Polesso e Morgana Kretzmann, mediado por Andrezza Postay, doutora em escrita criativa. 

Conteúdos relacionados

Secretaria da Cultura