Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Governo do Estado garante investimentos em cultura em 2019

Publicação:

Equipe do setor de Fomento da Sedac RS
Equipe do setor de fomento da Sedac RS - Foto: Rafael Varela/Sedac RS
Por Rafael Varela/Ascom Sedac

No balanço de seis meses de gestão do governo Eduardo Leite, a Secretaria da Cultura (Sedac) apresenta uma agenda positiva. Um dos anúncios deriva do Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ). Após mobilização do Rio Grande do Sul, por meio da Sedac e da Secretaria da Fazenda, foi possível conquistar a aprovação do convênio ICMS 77/19, que autoriza o funcionamento da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) até dezembro de 2019. A pauta foi aprovada durante a 173ª Reunião do Conselho Nacional de Política Fazendária, ocorrida na última sexta-feira (5), em Brasília (DF).

Desde o começo do ano está em andamento um processo de revisão das regras do Pró-cultura RS. A ideia é promover uma evolução no sistema, qualificando ainda mais os investimentos e tornando o processo mais eficiente. Agora, a Sedac quer ampliar a discussão com a comunidade cultural e outros protagonistas, apresentando o material elaborado. Os interessados em contribuir com esta construção devem agendar com o Fomento, através do e-mail procultura@sedac.rs.gov.br ou pelo telefone (51) 3288-7524.

Rafael Balle, diretor de Fomento da Sedac
Rafael Balle, diretor de Fomento da Sedac - Foto: Rafael Varela/Sedac RS

A proposta inicial é resultado de um estudo empreendido que levou em consideração o acúmulo de mais de 20 anos de funcionamento da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) e reivindicações das diversas áreas e segmentos culturais, por meio de entidades, produtores, artistas e patrocinadores.

A partir daí, a construção destas mudanças seguirá nos encontros com colegiados setoriais, comitês gestores e com o próprio Conselho Estadual de Cultura (CEC), na elaboração de agenda com o Fomento. A expectativa é que até agosto esteja finalizado o Projeto de Lei que promoverá as alterações na Lei nº 13.490/2010 – que institui o Sistema Estadual Unificado de Apoio e Fomento às Atividades Culturais – Pró-cultura RS.

 “Estamos muito entusiasmados com este processo colaborativo, que vai transformando as dificuldades em oportunidades para a evolução das políticas públicas de fomento à cultura”, comemora Rafael Balle, diretor de Fomento da Sedac.
Secretaria da Cultura