Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Instituições promovem “Encontro Sonia Duro - Mulheres e pesquisa em artes cênicas e produção audiovisual na cena gaúcha”

Publicação:

Encontro Sonia Duro
Ao final das apresentações será realizada uma mesa redonda para reflexão coletiva - Foto: Divulgação - Ieacen

Considerando a importância das pesquisas nas artes e na produção audiovisual na cena gaúcha, bem como a necessidade de estimular e reconhecer sua contribuição na formulação de projetos e políticas públicas, o Instituto Estadual de Artes Cênicas (Ieacen), o Instituto Estadual de Cinema (Iecine), e o Teatro de Arena, - equipamentos culturais da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) - estão organizando uma programação especial para o dia 31 de março. Será um encontro, às 18h30, no Teatro de Arena, para a exposição da produção científica do Estado, em artes cênicas e produção audiovisual, realizada por mulheres, com temáticas relacionadas ao universo feminino. 

A proposta é enfatizar e estimular o trabalho de artistas gaúchas. Além da exposição da sua arte e das reflexões geradas, os institutos têm como objetivo o entendimento e a coleta de demandas levantadas a partir desse encontro, de modo a alimentar tomadas de decisão futuras a respeito de projetos relacionados às mulheres.

Apresentarão seus trabalhos as quatro artistas Chana Manica - "Projeto Chamas"; Gabriela de Oliveira Dutra - "Representatividade das Mulheres à Frente das Narrativas Seriadas do Século XXI"; Juçara Gaspar - "Dramaturgia Feminista no Sul de Pindorama - um entrelaçar de vozes femininas e estratégias de retomada"; Maria Albers - "Solo em Água Fervente: caminhos para o cuidado em cena". 

Ao final das apresentações haverá uma mesa redonda para reflexão coletiva. A entrada é franca, sujeita à lotação. 

Sonia Duro

Reconhecida pela criação do Festival Dança Porto Alegre, a atriz, diretora e produtora cultural Sonia Duro (1946–2002), foi a primeira diretora do Teatro de Arena e liderou todas as ações necessárias para que, após o fechamento do Teatro, em 1979, o espaço fosse reaberto, em 1991. Na época foi convidada para dirigir a instituição e abriu o Centro de Desenvolvimento, Pesquisa e Documentação em Artes Cênicas do RS.  

O Teatro de Arena foi palco da resistência à ditadura militar de 1964 e a atriz Sônia Duro teve relevante participação à frente da restauração do espaço.

Em 2004, o então governador Germano Rigotto, assinou decreto instituindo o Espaço Sônia Duro - Centro de Documentação e Pesquisa em Artes Cênicas, com sede no Teatro de Arena. A criação do espaço teve o objetivo de possibilitar o acesso público à pesquisa na área em questão. O local conta com acervo especializado em artes cênicas, textos oriundos do extinto Departamento de Censura da Polícia Federal, vídeos e fitas cassete do projeto Memória Viva e recortes de jornais e revistas datados da época de fundação do Teatro de Arena. 

Texto: Ascom | Ieacen
Edição: Silvia Martins | Ascom Sedac

 

Secretaria da Cultura