Desafio Literário 2024 abre inscrições

Promovido pela Sedac, por meio do IEL, campeonato de escritores ocorrerá durante a Feira do Livro de Porto Alegre

Logotipo do Desafio Literário
Os concorrentes produzirão textos nos gêneros miniconto, poetrix, poema livre, crônica e conto
Por Ascom Sedac

Uma competição de escrita criativa, voltada a valorizar a produção literária do Rio Grande do Sul, será realizada pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual do Livro (IEL). É o Desafio Literário – edição 2024. De 4 a 8 de novembro, os concorrentes participarão de etapas eliminatórias, nas quais produzirão textos em cinco gêneros literários diferentes, um para cada dia da disputa: miniconto, poetrix, poema livre, crônica e conto. Com 30 vagas disponíveis, as inscrições estão abertas até o dia 31 de outubro, por meio de formulário disponível no blog do IEL. Como em anos anteriores, o concurso acontecerá durante a Feira do Livro de Porto Alegre.

O tema dos textos do Desafio será sorteado momentos antes do início de cada etapa. Uma comissão julgadora avaliará as criações literárias e definirá os candidatos aptos a seguirem na competição no dia seguinte. Os três finalistas que obtiverem a maior média final receberão certificados. As avaliações levarão em conta os seguintes critérios: qualidade estética; obediência à forma do gênero exigido; obediência ao tema; criatividade e originalidade; e ortografia e correção gramatical. Podem inscrever-se pessoas maiores de 18 anos nascidas ou residentes no Estado.

Nos cinco dias do Desafio, as atividades ocorrerão das 10h às 12h, na sede do IEL (rua André Puente, 318, bairro Independência, Porto Alegre). A premiação será no dia 9 de novembro, no mesmo local. O Desafio Literário é realizado desde o ano de 2016. Mais informações podem ser obtidas no regulamento ou pelo e-mail ieldesafioliterario@gmail.com.

A Feira do Livro de Porto Alegre conta com um investimento de R$ 1,4 milhão, destinado pelo governo do Estado por meio do Pró-Cultura RS – Lei de Incentivo à Cultura (LIC), do Banrisul e de convênio com o Ministério da Cultura. Neste ano a Feira ocorre de 1º a 20 de novembro, na Praça da Alfândega.