Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Alunos avançados da Escola da Ospa apresentam recital no Goethe-Institut nesta quinta (29)

Evento com entrada franca inclui obras de Bach, Rossini e Villa-Lobos

Publicação:

Um músico toca violino e, ao seu lado, outro músico toca violoncelo
Apresentação será realizada por estudantes de cordas e sopros, acompanhados pelo pianista e professor Paulo Bergmann - Foto: Francisco Medeiros/Divulgação Ospa
Por Luiza Piffero / Ascom Ospa | Edição: Douglas Carvalho / Ascom Sedac

A Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), dá continuidade às suas apresentações abertas à comunidade, com um recital especial nesta quinta-feira (29/8), às 19h. Estudantes de cordas e sopros convidam o público a apreciar um programa com obras de Bach, Rossini, Saint-Saens, Villa-Lobos e Françaix. A apresentação ocorre no Goethe-Institut, em Porto Alegre, com entrada franca. O pianista e professor da Uergs Paulo Bergmann acompanha os alunos ao piano. 

O recital começa com uma interpretação da oboísta Ana Tomazi, jovem talento da Escola da Ospa que, em julho, teve a oportunidade de solar com a Orquestra em um concerto lotado no Santuário Santa Teresinha. Ela apresenta “Concerto para Oboé em Ré Menor”, de Johann Sebastian Bach. Em seguida, o estudante de clarinete Bruno Darela interpreta “Introdução Tema e Variações”, de Giacomo Rossini, e depois a violoncelista Samara Moraes toca um movimento do “Concerto para Violoncelo e Orquestra em Lá Menor”, de Camille Saint-Saens.

“Quarteto de Cordas n°1”, de Heitor Villa-Lobos”, será interpretado por Saori Tomoto (violino), Tom Francisco da Rosa (violino), João Perius (viola) e Calíope Beber (violoncelo). Para encerrar a noite, Leonardo Timóteo (clarinete) apresenta um trecho do “Concerto para Clarinete”, de Jean Françaix. Todas as obras, exceto o quarteto de cordas, terão acompanhamento do pianista Paulo Bergmann.


Sobre a Escola

Fundada em 1972, a Escola de Música da Ospa – Conservatório Pablo Komlós cumpre função fundamental para o fomento cultural no Rio Grande do Sul. Promove educação musical gratuita, oferecendo oportunidade de formação profissional de músicos de orquestra. 

Grande parte dos instrumentistas que hoje integram a Ospa estudaram na instituição, bem como muitos músicos que atuam em outras orquestras ou nas diferentes áreas da música, no Brasil e no exterior. Dirigida por Diego Grendene de Souza, a Escola atende em torno de 300 alunos no Palacinho – Palácio do Vice-Governador (avenida Cristóvão Colombo, 300). Todos os professores são instrumentistas da Ospa. A Escola é mantida pela Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Fospa), vinculada à Sedac.

 

Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre

Escola da Ospa – Música no Goethe-Institut

Quando: quinta-feira (29/8), às 19h

Onde: Goethe-Institut (rua 24 de Outubro, 112, Porto Alegre).

Entrada franca

 

Lei de Incentivo à Cultura

Patrocínio: Banrisul Corretora de Seguros, Banrisul, John Deere, Gerdau e Bazk

Apoio: Panvel, Trento, Sponchiado, Cavaletti, Unimed, Triel-HT, Intercity, Imobi e Blumenstrauss 

Realização: Fundação Cultural Pablo Komlós, Fundação Ospa, Secretaria de Estado da Cultura, Ministério da Cultura, Governo Federal – União e Reconstrução

Secretaria da Cultura