Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Chapéu Acústico traz Stephanie Soeiro com show “Profusão”ao palco do Salão Mourisco

Espetáculo musical evoca a memória musical da MPB

Publicação:

Stephanie Soeiro é cantora e compositora desde os oito anos de idade
Stephanie Soeiro é cantora e compositora desde os oito anos de idade - Foto: Vinícius Angeli
Por CLÁUDIA ANTUNES | ASCOM BPE EDIÇÃO: SILVIA MARTINS | ASCOM SEDAC

Dando continuidade às celebrações do mês dedicado à mulher, a Biblioteca Pública do Estado (BPE), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), convida o público para o espetáculo “Profusão”, com a cantora e compositora Stephanie Soeiro, acompanhada do músico Geyson William, ao violão e piano. O evento será dia 14 de março (terça), às 19h, na BPE. A entrada é gratuita, com contribuição espontânea aos artistas.

Stephanie explica que o show apresenta alguns sucessos da MPB, " dos  mais conhecidos aos mais esquecidos pelo público, mas que marcaram a memória das pessoas". No repertório estão canções de Beth Carvalho, Tim Maia, Lô Borges, Gal Costa, Elis Regina e Os Mutantes, entre outras. " É uma profusão musical, porque tem a intenção de preencher o coração do público com a variedade de músicas e sensações que o repertório tem para oferecer", completa.

O espetáculo trará também algumas composições autorais de Stephanie Soeiro, que retorna aos palcos após uma pausa de três anos.

Chapéu Acústico

O projeto Chapéu Acústico está completando sete anos de muito sucesso de público e crítica, sempre trazendo atrações de qualidade à Biblioteca Pública do Estado. Acontece desde 29 de setembro de 2016, na BPE, com produção de Marcos Monteiro e já contou com cerca de 200 apresentações, com artistas locais e estrangeiros, nos gêneros jazz, música popular, bossa nova e choro, trazendo novidades e músicos consagrados. A curadoria musical feminina é de Ro Lopes.

 Sobre os músicos

Stephanie Soeiro é cantora e compositora desde os oito anos  de idade. Nasceu em Porto Alegre e ingressou na área artística em 2009, quando entrou para o projeto social da Orquetra Villa-Lobos, coordenada por Cecilia Rheingantz Silveira. Desde muito  nova demonstrou talento para a música, quando aprendeu a tocar flauta e ingressou na orquestra  como parte do naipe de flautas. Aprendeu violão e apartir desse momento, nasceram suas primeiras composições. Participou de dois festivais de Canto Livre Estudantil, sendo classificada em 2º lugar no primeiro ano de participação, e o 1º lugar na sua segunda e última participação.

A cantora é vocalista da banda de rock Addara. O grupo está preparando um novo trabalho que será lançado em breve mas já possui nas plataformas dois EPs, "Um toque de coragem" e O mundo vai me devorar", com composições variadas dos integrantes da banda, inclusive de Stephanie. É ex integrante da banda de rap Venark, no qual fazia bankings vocais. Ela faz intervenção musical no sarau Capitu, ao lado da atriz Lorena Sanches e da juíza Márcia Kern - sarau que discute a violência doméstica contra mulheres. Atua também com participações especiais na Orquestra Villa-Lobos, como cantora. Possui um EP solo chamado "Da janela do meu quarto", que foi lançado no Youtube e produzido somente por ela em sua casa, com músicas autorais antigas que estavam engavetadas, e que pode ser acessado no canal Phanie - canal oficial onde ela posta as suas composições. Atualmente, Stephanie está gravando um novo EP sozinha, com composições mais atuais.

Geyson William estuda música desde os nove anos, quando entrou nas oficinas do Projeto Orquestra Villa-Lobos, mas desde os quatro anos tinha um vínculo muito forte com o Carnaval, tocando em baterias de escola de samba junto com seu pai, mestre de bateria. Em 2005, iniciou sua trajetória no grupo principal da Orquestra Villa-Lobos, tocando flauta doce mesmo fazendo aulas de violino e violão, que logo se tornaria seu instrumento principal. Teve experiência em inúmeros estilos musicais, chegando a fundar, junto a amigos, a Banda Pagode do Bronx - grupo de samba e pagode. Hoje, Geyson trabalha com a Orquestra Villa-Lobos como musicista, arranjador e cantor. Também trabalha no Carnaval, como diretor de harmonia e arranjador/compositor, no pagode, como instrumentista e cantor e instrumentista e organizados do Grupo de Choro Villa-Lobos.

Serviço

O quê: Show "Profusão", com Stephanie Soeiro

Quando: 14/03

Horário: 19h

Onde: Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Estado  - Rua Riachuelo, 1190, Porto Alegre

*Entrada livre, mediante contribuição espontânea. O número de vagas é limitado

 

 

 

Secretaria da Cultura