Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Multipalco recebe Charla Schlee

palestra sobre escritor é parte da programação da "Feira fora da Feira" da 65ª Feira do Livro de PoA

Publicação:

AldyrS Chelee
AldyrS Chelee - Foto: Gilberto Perin
O Multipalco do Theatro São Pedro – Sala de Música sedia nesta terça-feira (12), às 19h, a edição da “Feira Fora da Feira” – palestra sobre o escritor Aldyr Garcia Schlee (1934-2018). O evento faz parte da programação da 65ª Feira do Livro de Porto Alegre e terá como painelistas Antonio Hohlfeldt (professor da PUCRS e presidente da Fundação Theatro São Pedro), Luis Olyntho Telles da Silva (escritor), Paulo Rosa (escritor pelotense) e Cátia Goulart (professora da Unipampa - campus Jaguarão). Após a palestra haverá o recital  “Tangos – Bandoneon & Piano”, com Carlitos Magallanes & Roberto Ribeiro. A entrada é gratuita.
 
Nascido em Jaguarão, a 22 de novembro de 1934, sobre a fronteira com o Uruguai, Aldyr Garcia Schlee foi escritor fronteiriço e tradutor bilíngue, que escreveu e publicou sua obra tanto em português como em espanhol. Com larga carreira no jornalismo, nas artes gráficas e no magistério superior do Brasil, foi desenhista profissional (vencedor, em 1953, de concurso nacional para a escolha do uniforme da Seleção Brasileira de Futebol); jornalista (ganhador do Prêmio Esso de Reportagem, em 1962); e doutor em Ciências Humanas - atuou por mais de 30 anos em várias áreas de conhecimento da UFPel, onde chegou a pró-reitor de Extensão e Cultura; na UCPel fundou o curso de jornalismo, concluindo sua carreira universitária como professor-visitante do Programa de Pós-graduação em Letras da PUCRS.
 
Como ficcionista e ensaísta foi ganhador de importantes prêmios literários. Está entre os vencedores da 1ª Bienal Nacional de Literatura (1982) e da 2ª Bienal de Literatura (1984). Por sete vezes foi vencedor do Prêmio Açorianos de Literatura (1997, 1998, 2001, 2010, 2011, 2014, 2018 – o maior prêmio literário do Rio Grande do Sul, Estado onde sua obra também recebeu reconhecimento, através do Prêmio Fato Literário (2010). A última obra de Schlee foi o Dicionário da Cultura Pampeana Sul-Rio-Grandense.
Secretaria da Cultura