Identidade visual dos Festejos Farroupilhas 2023 é apresentada

A arte foi produzida por Cintia Matte Ruschel
A arte escolhida foi produzida por Cintia Matte Ruschel - Foto: Solange Brum - Ascom Sedac
Por Silvia Martins | Ascom Sedac

Na terça-feira, 20 de junho, a Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas 2023, por unanimidade, escolheu a identidade visual das comemorações deste ano, que têm como tema o "Centenário da Revolução de 1923". A apresentação e a escolha foram realizadas no Auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), em Porto Alegre.

A identidade visual desenvolvida para esta edição dos Festejos Farroupilhas representa o Centenário da Revolução de 1923. Os lenços, branco e vermelho, simbolizam um período da história do nosso Estado em que houve antagonismos e rivalidades políticas. O lenço de pescoço é um dos símbolos mais fortes do gaúcho, seu orgulho e sua honra. Nessa época, os Chimangos, que apoiavam o governo central, usavam o lenço branco, e os Maragatos, contrários à política exercida pelo governo federal, exibiam o lenço vermelho.

Segundo a Comissão, os lenços entrelaçados, representam o simbolismo de pacificação dessa revolução. Indica que, apesar de todas as divergências políticas da época, nós gaúchos estamos unidos. Eles nos mostram a relevância da inclusão e do respeito à diversidade de pessoas e ideais, pilares fundamentais na construção de um mundo melhor. A aproximação, simbolizada pelos lenços, é o meio pelo qual o povo gaúcho lida com as diferenças, sejam elas políticas, culturais, econômicas, sociais, raciais ou de gênero. Os lenços foram um símbolo de um momento histórico e, ainda hoje, as cores predominantes são o branco e o vermelho, que são usados como adornos, representando a tradição, a cultura e o folclore gaúchos desde a sua colonização.

A arte foi produzida por Cintia Matte Ruschel, que buscou como referência os lenços branco e vermelho para simbolizar o estreitamento dos laços entre as etnias e os muitos significados do que é ser gaúcho. "A ideia foi representar em uma imagem a união, independente das diferenças", explica Cintia.

O evento de apresentação foi conduzido pela presidente da Comissão dos Festejos Farroupilhas 2023, a secretária de Estado da Cultura em exercício, Gabriella Meindrad, e contou com a presença de Cintia Matte Ruschel e dos demais componentes da Comissão, composta por 18 entidades do Rio Grande do Sul.

De acordo com Gabriella, "a escolha da identidade, que traz os lenços entrelaçados, simboliza a união de forças antagônicas, retrata um momento da nossa história, e serviu para unir e pacificar o povo gaúcho".

A artista

Nascida em Porto Alegre, Cintia Matte Ruschel é formada em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela UFRGS. Especializou-se em Design Visual e Computação Gráfica nos Estados Unidos, onde também trabalhou em estúdio de animação para cinema em Hollywood. Desde então, desenvolve trabalhos de criação de artes gráficas, logotipos, identidade visual, multimídia, animação, design de sites, entre outros. Concursada da TVE, atualmente trabalha na Assessoria de Comunicação do Instituto-Geral de Perícias e é membro da Comissão dos Festejos Farroupilhas.

Clique aqui para acessar a identidade visual na vertical e fazer o download.

Clique aqui para acessar a identidade visual na horizontal e fazer o download.

Festejos Farroupilhas

No âmbito das comemorações alusivas à Revolução Farroupilha no Rio Grande do Sul, em 2020, o então governador Eduardo Leite criou uma Comissão Especial, coordenada pela Sedac e integrada por mais 14 entidades – número ampliado para 18 entidades parceiras em 2022. Coube a essa Comissão a tarefa de unir os festejos mais importantes do ano, que culminaram com os Festejos Farroupilhas.

O ato de abertura oficial dos Festejos Farroupilhas 2023 será no dia 19 de agosto, com o acendimento da Chama Crioula no Parque Estadual General Bento Gonçalves, em Cristal.

Confira aqui os nomes e entidades que compõem a Comissão Estadual.

Em março, a Comissão anunciou o tema e a patrona da festa deste ano. Por votação, o grupo escolheu “Centenário da Revolução de 1923” como a temática que vai conduzir o evento. Por unanimidade, a cantora e apresentadora Maria Luiza Benitez foi escolhida como a patrona.

Malu, como é conhecida, nasceu em Bagé e tem 71 anos. É cantora, compositora, atriz, mestre de cerimônias, radialista, apresentadora de TV e historiadora. Intérprete da música latino-americana, consagrada nos Festivais do Rio Grande do Sul, Maria Luiza Benitez possui uma carreira de mais de 50 anos, sendo uma das precursoras do Movimento Nativista.

Confira no link, a entrevista com Maria Luiza Benitez.