Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Dia do Patrimônio traz opções de passeio neste domingo

Publicação:

 IEL- Doação do acervo Oliveira Silveira
IEL- Doação do acervo Oliveira Silveira - Foto: Rafael Varela
Por Rafael Varela/ Ascom Sedac
As instituições da Secretaria da Cultura (Sedac), como de costume, estão de portas abertas neste domingo (18). Mas desta vez por um motivo especial: integradas à programação do Dia Estadual do Patrimônio Cultural - que iniciou ontem com extensas atividades. 
   
Visitas guiadas e ações educativas são atração, hoje, no Memorial do RS, na Biblioteca Pública, no Museu de Comunicação Hipólito José da Costa, no Museu Julio de Castilhos, no Theatro São Pedros e na OSPA. Os detalhes da programação nestes locais e em outras instituições, em todo Estado, em www.cultura.rs.gov.br/programacao
     
O sábado (17) foi de maratona para dar conta de tantas opções culturais. A secretária da Cultura, Beatriz Araujo, acompanhada da adjunta, Carmen Langaro, participaram de cortejo cênico que teve início no Palácio Piratini - na presença do governador Eduardo Leite - seguiu para o Museu Julio de Castilhos e encerrou na Casa de Cultura Mario Quintana. 
     
                        
À tarde, a programação iniciou no Instituto Estadual do Livro (IEL), onde foi assinado termo de doação de parte do acervo do escritor Oliveira Silveira para o Centro de Documentação Lígia Averbuck. Na sequência, Beatriz e Carmen participaram do lançamento do livro “Hospital Psiquiátrico São Pedro - Livro dos Visitantes”, na Biblioteca Pública. A obra resgata a história da instituição psiquiátrica e os 15 anos de dedicação de voluntários na preservação da memória e do prédio histórico.
                  
A última agenda foi no Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo, onde ao lado do secretário de Cultura da capital, Luciano Alabarse, a secretária e a adjunta da Cultura prestigiaram a abertura oficial da Semana do Patrimônio Cultural de Porto Alegre. 
                         
Abertura da semana do Patrimônio Cultural de Porto Alegre
Abertura da semana do Patrimônio Cultural de Porto Alegre - Foto: Rafael Varela
                       
Emocionada com o evento que deseja ser sua marca de gestão à frente da Cultura, Beatriz Araujo destaca que “essa questão da memória tem que se fazer presente em nosso dia a dia, para que possamos evoluir. O governador tem essa visão e nos dá liberdade para fazer um trabalho intenso de preservação na Sedac e isso é muito importante.”
Secretaria da Cultura