Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

IEL lança seu primeiro livro da Coleção Literatura Negra

Publicação:

Card IEL
Oliveira Silveira é referência de destaque da literatura negra - Foto: Ascom - IEL
Por ASCOM | IEL Edição: Silvia Martins - Ascom Sedac

A Secretaria da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual do Livro (IEL), desenvolve projetos e ações para valorizar a Literatura Negra no RS. Com esse objetivo, nesta terça-feira (7/6), às 18h, o IEL lançará o primeiro volume da Coleção Literatura Negra do IEL, intitulado ‘Oliveira Silveira: breve fortuna crítico-afetiva’, organizado por Ronald Augusto, poeta experimental, inicialmente ligado à poesia marginal, crítico de poesia, editor, músico e letrista do RS.

A Coleção Literatura Negra do IEL foi viabilizada com recursos do Fundo para Reconstituição de Bens Lesados (FRLB), do Ministério Público do Estado.

O evento de lançamento será realizado na sede do IEL, em Porto Alegre (Rua André Puente, 318, Bairro Independência), e contará com a presença da secretária da Cultura, Beatriz Araujo, da diretora do IEL, Patrícia Langlois, do presidente do FRLB, Fabiano Dallazen, do organizador da obra, Ronald Augusto, e autores dos textos que compõem a publicação. Haverá distribuição gratuita de um exemplar por participante e também sessão de autógrafos.

Ronald Augusto é também o organizador da edição especial "Obra Reunida" sobre Oliveira Silveira, que será lançado em breve.

Oliveira Silveira 

Referência de destaque da literatura negra, o poeta e escritor Oliveira Silveira (Touro Passo, 1941 - Porto Alegre, 2019) foi militante do Movimento Negro em Porto Alegre, um dos fundadores do Grupo Palmares e um dos líderes da campanha pelo reconhecimento do Dia da Consciência Negra. Além de “Obra Reunida”, ainda em 2022 serão lançados outros quatro livros de autores negros indicados pelo Conselho Editorial do IEL e que se encontram em etapa de edição. Ao todo, serão sete volumes do Selo Literatura Negra publicados pelo IEL.

Acervo do IEL

Além das publicações que têm marcado o trabalho editorial, também na atual gestão o IEL recebeu a doação de parte do acervo de Oliveira Silveira e tratou do recebimento da biblioteca do autor, especializada em literatura negra, o que ocorreu em 2019, no Dia do Patrimônio. O evento foi marcado por atividades culturais que contaram com a participação dos grupos Sopapo Poético e Pontão de Cultura Ilê Axé Cultural, e pela montagem da exposição “O Patrimônio Cultural do Maçambique sob a Perspectiva do Poeta Negro Oliveira Silveira”.

Desde então, o IEL tem trabalhado para qualificar o espaço de guarda do acervo e o tratamento técnico a ele destinado no Centro de Documentação Lígia Averbuck. Para tanto, está adquirindo um arquivo deslizante via recurso de emenda parlamentar proposta pela deputada Fernanda Melchionna.

Com a intenção de aprofundar e incentivar a produção literária feita por negros e por aqueles que abordem suas memórias, histórias, cultura e imaginários, o IEL projeta a criação do Núcleo de Estudos de Literatura Negra Oliveira Silveira, mais uma iniciativa sintonizada com a agenda política da atual gestão, sempre atenta às demandas identitárias, de representatividade e de combate ao racismo como prática necessária à promoção da igualdade e da diversidade social.

Fundo para Reconstituição de Bens Lesados - FRBL

O Fundo para Reconstituição de Bens Lesados – FRBL, instituído pela Lei Estadual nº 14.791/20151 e regulamentado pelo Decreto nº 53.072/20162, destina-se a ressarcir a coletividade por danos causados ao meio ambiente, ao consumidor, à economia popular, a bens e direitos de valor artístico, histórico, estético, turístico e paisagístico, à ordem urbanística, à ordem econômica, ao patrimônio público, à honra e à dignidade de grupos raciais, étnicos ou religiosos, ou a qualquer outro interesse difuso ou coletivo (artigo 2º da Lei nº 14.791/15), em cumprimento ao disposto no art. 13 da Lei Federal n.º 7.347, de 24 de julho de 1985 (Lei da Ação Civil Pública), o qual determina que havendo condenação pecuniária, a indenização pelo dano causado reverterá a um fundo gerido por conselho de que necessariamente participarão o Ministério Público e representantes da comunidade, sendo seus recursos destinados à reconstituição dos bens lesados.

Lançamento do primeiro livro da Coleção Literatura Negra do IEL

Data: 7/7 - terça-feira

Horário: 18h às 18h30

Local: Instituto Estadual do Livro - Rua André Puente, 318 - Bairro Independência - Porto Alegre

Secretaria da Cultura