Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Sedac divulga programação para o Janeiro Lilás – Mês da Visibilidade Trans

Publicação:

Instituições da Sedac organizam programação em janeiro
Instituições da Sedac organizam programação

Durante o mês de janeiro, a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) e suas instituições oferecem uma programação especial voltada às comemorações do Janeiro Lilás – Mês da Visibilidade Trans. Em busca de mais reconhecimento para as vivências das populações transexual e travesti, as atividades trazem discussões sobre discriminação, resistência e gênero, além de promover artistas trans da cena local.

Com a melhora no quadro da pandemia da Covid-19, em 2022 a programação acontece de forma híbrida, mesclando conteúdos presenciais e virtuais.

Janeiro Lilás

O Janeiro Lilás é uma iniciativa que busca a sensibilização da sociedade por mais conhecimento e reconhecimento das identidades de gênero, com o intuito de combater os estigmas e a violência sofridos pela população transexual e travesti. O lilás vem da junção das cores da bandeira trans: rosa, azul e branco.

A ação ocorre em alusão ao Dia Nacional da Visibilidade Trans, em 29 de janeiro.

Confira a programação da Sedac para o Janeiro Lilás:

- Museu Julio de Castilhos

15, 22 e 29/1 – 20h | Vozes da Diversidade

Depoimentos de pessoas trans sobre as dificuldades que enfrentam no seu cotidiano de trabalho, estudo e vida em sociedade.

Local: Instagram e Facebook

 - Museu da Comunicação Hipólito José da Costa (MuseCom)

 17 a 22/1, a partir das 10h - de hora em hora | Curta-metragem Nêga Lû

Filme será exibido no circuito expositivo do museu, com exibições diárias de hora em hora. Evento gratuito. Nêga Lû é um curta documental sobre uma personagem transgressora que impactou o universo gay de Porto Alegre. Uma “bicha” que circulou por vários mundos e deixou sua marca em todos eles. São 15 minutos de memórias que ficaram no corpo da cidade, gravadas nas pequenas histórias de pessoas que conheceram uma grande celebridade popular, sua vida e seu show.

Local: Rua dos Andradas, 959. Centro, Porto Alegre/RS

 24 a 29/1, às 10h e às 14h | Filme Questão de Gênero

Filme será exibido no circuito expositivo do museu, com exibições diárias às 10h e às 14h. Evento gratuito. Questão de Gênero acompanha, durante um ano, a vida de sete pessoas que, em comum, têm o sentimento de que nasceram em um corpo que não era seu. Homens que nasceram mulheres e mulheres que nasceram homens contam como se descobriram transexuais e como buscam viver em sua verdadeira identidade de gênero. O documentário mostra os sonhos, alegrias, dramas e transformações vividos por essas sete pessoas que lutam para superar preconceitos, conflitos e barreiras em busca de uma vida mais feliz.

Local: Rua dos Andradas, 959. Centro, Porto Alegre/RS

29 de janeiro | #Drops CineClube MuseCom

Vídeo abordando cinelista (lista de indicações de filmes do CineClube MuseCom), que celebrará a diversidade no cinema. Um top 5 de produções cinematográficas que abordam questões sobre a diversidade. Local: YouTube do Musecom

Instituto Estadual de Artes Visuais (Ieavi)

21/01 | Exposição "RE.PULSA"

Sob a curadoria de Valéria Barcellos e Silas Lima, a mostra faz parte da programação da Sedac relativa ao mês da Visibilidade Trans e pretende fomentar discussões sobre discriminação, resistência e gênero, além de divulgar artistas trans da cena local.

Participam da exposição os artistas Lau Baldo, Marine Bataglin e Silas Lima

Local: 3? andar da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736. Centro Histórico, Porto Alegre/RS)

Visitação: De segundas-feiras a sextas-feiras, das 10h às 18h, e sábados e domingos, das 12h às 18h.

- Cinemateca Paulo Amorim

25 a 30/1 | Mostra de filmes

EU, UM OUTRO, de Silvia Godinho (Ficção, 2021, 105min)

Sessão: Dia 27/01 (quinta-feira), às 19h, em sessão comentada com a participação de Gabriella Meindrad, secretária-adjunta da Cultura do RS, e convidados

INDIANARA, de Aude Chevalier-Beaumel e Marcelo Barbosa  (85min, 2020)

Sessão: Dia 28/01 (sexta-feira), às 19h

MARIA LUIZA, de Marcelo Díaz (80 min, 2020)

Sessão: Dia 29/01 (sábado), às 19h

FABIANA, de Brunna Laboissière (80min, 2020)

Sessão: Dia 30/01 (domingo), às 19h

MADALENA, de Madiano Marchetti (85min, 2021)

Sessão: Dia 01/02 (terça-feira), às 19h

ALICE JUNIOR, de Gil Baroni  (87min, 2019)

Sessão: Dia 02/02 (quarta-feira), às 19h

Local: Casa de Cultura Mario Quintana | Rua dos Andradas, 736 - térreo. Porto Alegre/RS

 - Teatro de Arena

 “Projeto: Translúcidas – Narrativas Reais e Visíveis”, com  curadoria artística de Ajeff Ghenes

14/1 Vídeo 2: Ubumpuru Transversal Um Corpo Marginal: A Sangrada Raça Projeto Contemplado pelo FAC - Fundo de Apoio à Cultura, por meio do Edital N°01/2020 FAC Digital RS.

17/1 Vídeo 3: Ubumpuru Transversal Um Corpo Marginal: O Sangrado Gênero Um Corpo Marginal, projeto Contemplado pelo FAC - Fundo de Apoio à Cultura, por meio do Edital N°01/2020 FAC Digital RS.

21/01 Vídeo 4: Ubumpuru Transversal Um Corpo Marginal: A Sangrada Alma Projeto contemplado pelo FAC - Fundo de Apoio à Cultura, por meio do Edital N°01/2020 FAC Digital RS.

24/01 Vídeo 5: pER[FORMA]nC — sE : TRANSITaR MARGInal Vídeo performance de AJeff Ghenes, que trás para a tela questionamentos acerca de corpos diversos e como estes refletem, flexionam e intencionam vivências e mudanças na "Corpus Cidade"

28/01 Vídeo 6: A Nova EVA: Vídeo Performance do Projeto "Corpas Femininas Na Ruptura do Caos" Vídeo performance realizado através da Lei Aldir Blanc, em Gravataí, pelo Grupo GET - Grupo de Estudos Teatrais.

29/01 Vídeo 7: Tudo O Que O Corpo Invoca de Elena Trindade - Tudo que o corpo invoca, que tem como protagonista a bailarina e atriz trans Elena Trindade, é como uma ode à força feminina que faz florescer a beleza por sobre ao caos, à dor, à aridez e todas as batalhas enfrentadas no mundo ou em nosso próprio interior.

30 e 31/01 Intransitivo: um documentário sobre narrativas TRANS (2021). Direção e Produção: Gabz 404, Gustavo Deon, Lau Graef e Luka Machado.

 Todos os vídeos estarão disponíveis no canal do Youtube do Teatro de Arena (link na bio)

29/1 | Atividades Presenciais

Falas e debates, com a presença de personalidades trans, fazendo reflexões sobre pautas e demandas da comunidade. Performance de artistas trans de vários segmentos das artes, como artes cênicas, dança, audiovisual e literatura.

Das 15h às 19h-  Feira Translúcidas Brechó, Venda de Acessórios, Fanzines e Prints.

Local: Escadaria da Borges, 835 (em frente ao Teatro de Arena)

19h30 Abertura - COLETIVO AX FRANGAX com Benedita Bueno Dias - atriz, atroze, diretora de teatro de revista TRANSVESTIGÊNERE, atuadora social e pesquisadora musical; Vini Silva - homem cis, músico percursionista da Coletiva das Flor e Bloco da Laje, atualmente músico do KABARETT DAX FRANGAX; Diego Schütz = músico e pianista da banda TEM, atualmente atua com Ax Frangax no espetáculo Escândalo e, em 2022, no KABARETT DAX FRANGAX; Atena Roveda (profissional da arte, educação e cultura).

Local:  Teatro de Arena (Borges de Medeiros, 835)

 Roda de Conversa - “A Diversidade na Diversidade: Como se dá o Trânsito de Corpos Trans na sociedade?” Mediação: Helena Meireles - preta guardiã, arte- educadora, uma das fundadoras do Coletivo Quilombelas, idealizadora da Okã acessórios e Rainha da Diversidade da Imperadores do Samba.

Convidad@s: Ajeff Ghenes (curadora do evento, multiartista, Drag Queen/Performer); Benedita Bueno Dias; Camila Rodrigues (Mulher trans negra de axé e coordenadora de Direitos de Diversidade Sexual e Gênero do município de Porto Alegre) e Gabriela Meindrad (secretaria adjunta da Cultura do RS).

Local:  Teatro de Arena (Borges de Medeiros, 835)

Performances: Elena Trindade (@elenatrindadee) Atriz, bailarina, arteterapeuta e imperatriz da casa de Lanceira; Fayola Ferreira (@fayolaferreira) educadora social, modelo, atriz.

Encerramento: ArleQueen Fenixx (@arlequeenfenixx) artista, cantora e atriz. 

Local:  Teatro de Arena (Borges de Medeiros, 835)

- Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ)

As atividades do Janeiro Lilás envolvem literatura, cinema e música, além de discussões sobre o espaço e o protagonismo trans. Os eventos acontecem de 27 a 31 de janeiro, em diversos espaços da CCMQ.

Sarau Poético Kabarett das Frangax Felpudax
Quando:
 27 de janeiro | quinta-feira
Horário: 18h
Onde: Mezanino do hall de entrada da CCMQ

*Entrada Franca

Palestra “Palavra, Som e Existência - a arte literária trans”, com Atena Beauvoir
Quando:
 28 de janeiro | sexta-feira
Horário: 18h
Onde: Sala Sérgio Napp 1 (2º andar da CCMQ)
Inscrição prévia pelo email educativoccmq@gmail.com

*Entrada Franca com limite de 50 vagas e necessidade de apresentação de carteira de vacinação.

Exibição comentada do documentário Intransitivo
Quando:
 29 de janeiro | sábado
Horário: 17h
Onde: Sala Eduardo Hirtz - Cinemateca Paulo Amorim (térreo da CCMQ)

*Entrada Franca com necessidade de apresentação de carteira de vacinação

Música no Terraço com Viridiana
Quando:
 30 de janeiro | domingo
Horário: 18h
Onde: Terraço do sétimo andar da CCMQ

*Entrada Franca com vagas limitadas. Inscrição prévia pelo e-mail educativoccmq@gmail.com

Bate-papo sobre o livro “Transradioativa” com Valéria Barcellos
Quando:
 31 de janeiro | segunda-feira
Horário: 18h
Onde: Livraria Taverna - Travessa dos Cataventos - CCMQ

*Entrada Franca

 - Museu de Arte do RS (Margs) e CCMQ

29/1, às 17h | Sessão comentada de “Intransitivo: um documentário sobre narrativas trans”

Sessão será realizada na CCMQ, com as presenças de Lau Graef, Gabz, Gustavo Deon e Luka Machado, que idealizaram e produziram o documentário, com mediação da assessora de Diversidade da Sedac, Clarissa Lima. Além da sessão comentada, serão produzidos conteúdos para as redes sociais do Margs (Instagram e Facebook), divulgados na semana que antecede o dia 29, visando ampliar a discussão sobre visibilidade trans a partir das narrativas presentes no documentário.

Local: Casa de Cultura Mario Quintana | Rua dos Andradas, 736. Porto Alegre/RS

 

Secretaria da Cultura