CCMQ inaugura exposição Dedos Cruzados na próxima quinta (16)
Realizada em parceria com a UFRGS, mostra aborda temática das superstições
Publicação:
A exposição Dedos Cruzados será aberta na próxima quinta-feira (16/1), às 18h, no 4º andar da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). Explorando o tema das superstições, a mostra é realizada pela UFRGS – por meio do Departamento de Artes Visuais, do Instituto de Artes e da Pró-Reitoria de Extensão – e tem apoio da Sedac, por meio da CCMQ, e da Associação dos Amigos da CCMQ.
O nome da exposição deriva do conhecido gesto de cruzar os dedos, já feito pela maioria das pessoas uma vez na vida e que pode denotar esperança, anulação de uma promessa ou outros significados. Esse gesto traz referências a algumas superstições, que se manifestam nas obras da mostra de diferentes maneiras, de acordo com o plano de fundo de cada artista.
Com trabalhos que transitam entre fotografia, videoperformance, cerâmica, gravura e outras linguagens artísticas, a exposição convida o visitante a refletir sobre o papel das superstições em nossas vidas, buscando relacioná-las com medos profundos, sonhos repetitivos, crenças espirituais e desejos variados que habitam nosso imaginário pessoal, familiar ou cultural.
No evento de abertura, haverá uma performance relacionada à obra exposta pela artista Jamily Pertile. Também integram a mostra os artistas Alex Domingues, Flávia Dathein, Gabriela Berwanger, Jaqueline Selau, Kadu Ramos, Kelin Agnes, Lael Peters, Lucas Avila, Luísa Karling, Mariana Lemmertz e Tawana Zampol.
A curadoria é do coletivo Mentiras Autorizadas, composto por Ana Laura Peretti, Ariane Thiele, Beatriz Martini, Esther Jaeger e Isadora Müller. Dedos Cruzados é um projeto de extensão do Departamento de Artes Visuais da UFRGS, com concepção e organização de Bruna Fetter e Munir Klamt. A visitação será até dia 5 de março, de terça a domingo, das 10h às 20h, com entrada gratuita.
Serviço
Abertura da exposição Dedos Cruzados
Quando: Quinta-feira (16/11), às 18h
Onde: 4º andar da CCMQ (Rua dos Andradas, 736, Centro Histórico, Porto Alegre)
Entrada gratuita, de terça a domingo, das 10h às 20h, até 5 de março