Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Mostra de Cinema Musical Gaúcho estreia segunda etapa nesta quinta-feira

Documentário “Sotaques de Fronteira” inaugura série de exibições, que acontecem até o dia 1º de junho, na CCMQ

Publicação:

Capa Sotaques de fronteira 01
Fabiano Torres, cuja obra é retratada em “Sotaques de Fronteira”, se apresenta na CCMQ após o filme
Por SARA GOLDSCHMIDT | ASCOM SEDAC

Começa nesta quinta-feira (11), na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), a segunda etapa da Mostra de Cinema Musical Gaúcho. O projeto, que levou dezenas de pessoas ao cinema durante sua primeira fase, entre janeiro e março deste ano, retorna à cena porto-alegrense com a estreia do documentário “Sotaques de Fronteira”, às 19h30min, na Sala Norberto Lubisco da CCMQ.

A Mostra de Cinema Musical Gaúcho é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Música (IEM), do Instituto Estadual de Cinema (Iecine) e da Cinemateca Paulo Amorim. Ela possibilita acesso do público a produções musicais e audiovisuais que foram contempladas através da Lei Aldir Blanc e de editais próprios da Sedac durante a pandemia de covid-19.

Por conta das restrições à época, os artistas precisaram se reinventar, utilizando canais de youtube para divulgar seus trabalhos. Este ano, com a proposta de dar mais visibilidade aos shows e apresentações desses artistas, as produções passaram por uma curadoria, e desde janeiro vêm sendo exibidas na CCMQ. 

Nesta segunda etapa da Mostra, que vai até o dia 1º de junho, quatro filmes serão exibidos, sempre às quintas-feiras, às 19h30min, com entrada gratuita. Nesta quinta (11), após o curta-metragem “Sotaques de Fronteira”, o público confere uma apresentação do músico Fabiano Torres, cuja obra é retratada no documentário.

“Sotaques de Fronteira”

O documentário “Sotaques de Fronteira”, de Leonardo Gadea, explora a riqueza cultural da região da fronteira do Rio Grande do Sul, através dos acordes, da história e dos arranjos de Fabiano Torres. Natural de Sant’Ana do Livramento, o artista atua há mais de 15 anos na cena musical do sul do Brasil, e o documentário traduz essa contribuição que o artista deu para o fortalecimento da música regional. 

O filme foi financiado via Aldir Blanc da Fundação Marcopolo, produzido pelo selo Gadea, com direção e roteiro de Leonardo Gadea.

Confira a agenda completa da segunda fase da Mostra de Cinema Musical Gaúcho: 

Dia 11 de maio - documentário Sotaques de Fronteira, de Leonardo Gadea

Dia 18 de maio - documentário Dona Luiza Hellena - Uma Voz, de Paulinho Parada

Dia 25 de maio - documentário Bandoneando - A busca pelos Bandeonistas negros da campanha, de Diego Müller

Dia 1º de junho - documentário Saudades do Pago - Fernando Graciola convida Eduardo Gutterres e Luciano Maia, de Fernando Graciola

Secretaria da Cultura