Sedac cumpre agenda em Bagé e participa das comemorações dos 210 anos de aniversário da cidade

Investimentos na Cultura: secretária Bia Araujo recebeu placa da prefeitura
Investimentos na Cultura: secretária Bia Araujo recebeu placa da prefeitura - Foto: Rafael Varela

A Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) encerrou mais uma etapa das agendas que realiza por várias cidades do Estado. Neste sábado (17/07), a secretária da Cultura, Beatriz Araujo, visitou o município de Bagé, que comemora 210 anos.

Beatriz foi recebida pelo vice-prefeito, Mario Kalil, pelo secretário de Cultura e Turismo, João Schardosim, e pela ex-secretária de Cultura e Turismo do município, Ana Carla Oliveira. O diretor do Instituto Estadual de Cinema (Iecine)- equipamento de Cultura da Sedac -, Zeca Brito, acompanhou a agenda.

O município da região da Campanha foi contemplado no edital 09/2020 - Produções Culturais e Artísticas, com dois projetos, no valor de R$ 736 mil, aproximadamente. A prefeitura recebeu, diretamente, via Lei Aldir Blanc, um valor de pouco mais de R$ 825 mil.

Bagé, conhecida como “Rainha da Fronteira”, festeja seus 210 anos nesse sábado (17) com diversos eventos, e a secretária Beatriz, acompanhada de uma comitiva, participou do roteiro de aniversário da cidade.

A comitiva passou por prédios históricos da Avenida Sete de Setembro e assistiu às apresentações de artistas, que desempenharam diversas performances.

A secretária da Cultura foi homenageada com um placa pelo reconhecimento às políticas de incentivo à cultura em Bagé.

"Tenho muito carinho por essa cidade, pois minha mãe era bageense e passei a minha infância frequentando Bagé, visitando parentes e, nesse momento, é como se eu voltasse para casa”, destaca Beatriz.

Bagé

O município é importante ponto de passagem para quem viaja do Brasil para o Uruguai por via terrestre. A cidade é ligada ao país vizinho por estrada (BR-153), ficando distante cerca de 62 km da fronteira entre Brasil e Uruguai e a 518 quilômetros da capital uruguaia.

Bagé é conhecida pela Festa Internacional do Churrasco, a maior festa deste tipo no Brasil, por onde circulam cerca de 60 mil pessoas em quatro dias de duração.