Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas apresenta e-book da edição 2023

O livro digital está disponível no site da Sedac e conta com mensagem do governador Eduardo Leite

CARD SITE
E-book Festejos Farroupilhas 2023 - Foto: Ascom- Sedac
Por Silvia Martins | Ascom Sedac

A Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas 2023 apresenta o e-book "Centenário da Revolução de 1923", obra que divulga o tema dos Festejos Farroupilhas de 2023. O livro digital, que está disponível para download, foi organizado pelo Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRGS) e apresenta o tema dos Festejos Farroupilhas de 2023, servindo como base para projetos culturais e trabalhos em escolas, instituições e órgãos que tenham como foco central a Revolução Libertadora de 1923.

O livro reúne mensagens do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite; da secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araujo; da secretária adjunta da Cultura e presidente da Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas de 2023, Gabriella Meindrad; do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG); e do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRGS).

A obra contém informações sobre Maria Luiza Benitez (Malu), a Patrona dos Festejos Farroupilhas 2023. Cantora, compositora, atriz, mestre de cerimônias, radialista, apresentadora de TV e historiadora, ela é intérprete da música latino-americana, consagrada nos Festivais do Rio Grande do Sul e possui uma carreira de mais de 50 anos, sendo uma das precursoras do Movimento Nativista.

Há ainda mais detalhes sobre a canção oficial dos Festejos, "Nos tempos de 23", de autoria dos músicos Fernando Espindola e Thomas Facco, integrantes do grupo Alma Gaudéria. A identidade visual desenvolvida para esta edição dos Festejos também é descrita no e-book. A criação é de Cintia Matte Ruschel, que utilizou os lenços branco e vermelho como referência para simbolizar o estreitamento dos laços entre as etnias, as diferenças políticas, que, naquela época, se manifestavam de forma fervorosa, e os múltiplos significados do que é ser gaúcho. A ideia, de acordo com Cintia, era representar, em uma imagem, a união sem distinção, usando símbolos representativos e simples, mas expressivos.

Centenário da Revolução de 1923

O livro digital apresenta uma visão da sociedade sulina nos anos 1920, bem como o contexto cultural e social da época, a fim de compreender a revolução de 1923 na sua totalidade. Da mesma forma que no Rio Grande do Sul, houve uma grande demanda por mudanças, a modernização era a palavra de ordem do período e entrava em desacordo com a política conservadora dos governantes.

Esse foi o período da Semana de Arte Moderna e, posteriormente, do Movimento Verde-Amarelo. Foi o período em que as ideias de modernidade chegaram à política e aos jovens militares, culminando no movimento do Tenentismo, que exigiam a reforma do Exército, o voto secreto e a participação no governo.

A obra analisa a trajetória e a cronologia do período, incluindo os motivos que levaram à Revolução de 1923, os dias tensos, as armas, as lideranças republicanas e de oposição envolvidas, e como foi possível chegar a um acordo de paz.

Logo Festejos Final horiz ok ALTERADO
Identidade visual dos Festejos Farroupilhas 2023 - Foto: Divulgação - Sedac

O governador Eduardo Leite avalia, em sua mensagem na apresentação do e-book, intitulada "Uma História para Todos", que "os Festejos Farroupilhas são uma oportunidade muito especial para aquecer a alma e exaltar a história de um povo que sempre esteve preparado para enfrentar desafios. A edição de 2023 das atividades tem como tema principal o centenário da Revolução de 1923, um acontecimento marcante, que merece este e-book preparado a partir de pesquisa feita pelo Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul e pelo Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul. Percorrer estas páginas é revisitar personagens que hoje são nomes de avenidas e escolas em todos os cantos do Rio Grande do Sul e que precisam ser compreendidos para que possamos também nos entender como povo. Mas também permite iluminar a atuação de mulheres, índios e negros que protagonizaram capítulos igualmente marcantes do mesmo episódio e permanecem esquecidos"

Em seu texto, a secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araujo, destaca que "este e-book, que temos a satisfação de compartilhar, é um convite para uma imersão em um capítulo importante da história do Rio Grande do Sul. As informações sobre a Revolução de 1923, nos marcos de seu centenário, resultam de pesquisa documental e iconográfica realizada nos acervos do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul e do Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul, instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), e fazem alusão ao tema central dos Festejos Farroupilhas de 2023".

Gabriella Meindrad, secretária adjunta de Estado da Cultura e presidente da Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas de 2023 afirma, na apresentação do e-book, que "o respeito à diversidade, às pessoas e aos seus ideais é um pilar essencial para a construção de uma sociedade democrática mais justa e inclusiva. A aproximação simbolizada pelos lenços de chimangos e maragatos representa o desejo de convivência pacífica do povo gaúcho e o estreitamento dos laços de solidariedade e de cooperação entre diferentes grupos étnicos e sociais, muitos deles invisibilizados ou apagados dos registros históricos, como as mulheres, os negros e os povos originários".

O ato de abertura oficial dos Festejos Farroupilhas 2023 será no dia 19 de agosto, com o acendimento da chama crioula no Parque Estadual General Bento Gonçalves, em Cristal.